« Rock Grande do Sul | Main | Vivendo e aprendendo »
dezembro 10, 2004
Cidadania pelas Águas
O Movimento de Cidadania pelas Águas, organização espontânea da sociedade civil da cidade sul-mineira de São Lourenço, que pleiteia, entre outras coisas, o controle público sobre os seus recursos hídricos minerais, lidera manifestação contra a Empresa de Águas de São Lourenço, pertencente à multinacional suíça Nestlé, pelo fim da superexploração das águas minerais que garantem o turismo e a economia da cidade.Em 1992, a Nestlé adquiriu o controle mundial da Perrier Vittel, até então dona do Parque das Águas e concessionária da exploração das suas águas minerais. Essa compra inscreveu-se na estratégia da empresa de tornar-se a maior engarrafadora de água de beber em todo o mundo, meta já atingida hoje, com 73 marcas em muitos países.
O Movimento de Cidadania pelas Águas identificou uma série exemplar de procedimentos ilegais da Nestlé, alguns dos quais já são objeto de ação civil pública proposta pelo curador de Meio Ambiente e promotor de São Lourenço, dr. Pedro Paulo Aina, que enxerga danos ao ambiente e ao patriônio turístico. Geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, consultores e especialistas auxiliaram a construir um painel estarrecedor de irregularidades, desrespeito aos cidadãos e violações flagrantes de dispositivos legais.
Posted by Sandino at dezembro 10, 2004 12:41 AM
Comments
Olá !
Gostaria de obter informações sobre como está o caso da Nestlè em São Lourenço.
Recebi a respeito um artigo com suposta autoria de Carla Klein, com data bem recente, mas não consegui outras informações para comparação e verificação.
Fora esse artigo deste ano, apenas encontro notícias de vários anos atrás, como por exemplo esta aqui, datada de 2004.
Grato pela atenção !
Mahesh / Florianópolis - SC
Posted by: Mahesh at agosto 3, 2010 07:36 PM