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dezembro 28, 2004
2005
Sejamos os utópicos, os diferentes, os fora de moda, mas sejamos também ousados e capazes. É preciso quebrar o gelo diante de problemas graves que, de tão comuns, teimam em parecer normais. Indignar-se é o primeiro passo. Acreditar na realização do impossível e não se deixar curvar diante de previsões pessimistas! Ótimo 2005…para mim e para vocês!
Posted by Sandino at 02:17 PM | Comments (0)
dezembro 27, 2004
senta que lá vem história...
A Saga de Picolândia vai continuar
Por Rodrigo Alves de Carvalho
Picolândia, a cidade, teve sua fase áurea do ano de 1998 até 2002. Começou com alguns quadros humorísticos para a Rádio Gazeta FM da cidade de Jacutinga –MG.
Criada por Rodrigo Alves de Carvalho, escritor, poeta e comunista literário “forçado” a se entregar ao PT e a coordenação de Sandino - o guerrilheiro, Picolândia foi logo inserida na pauta do semanário “A Gazeta de Jacutinga”, onde combateu com sua linguagem afiada e crítica as barbáries e injustiças cometidas pelos detentores do poder local.
Em 1 de julho de 2001, Picolândia passou a ser publicado no Jornal “A Imprensa de Jacutinga”, jornal que se tornou símbolo da luta contra a subordinação e alienação dos meios de comunicação na cidade de Jacutinga. Em 15 de dezembro de 2002, é publicado o último número do jornal “A Imprensa de Jacutinga”, e é publicado também o último capítulo da primeira fase da “Saga de Picolândia”.
Personagens
Em sua primeira fase, A Saga de Picolândia contava a história de uma cidadezinha do interior cuja economia era totalmente baseada na fabricação de sorvetes, com isso a cidade prosperava apenas no verão, no inverno se tornava um caos, muitos desempregados, inadimplentes e desesperados.
O principal motivo desse quadro desesperador era a falta de visão dos políticos da cidade que não investiam em outras atividades e só se interessavam em tirar vantagens do povo simples e “provinciano” do local. Sob o comando do Comendador, o dono da cidade, sujeito autoritário e sem coração, a cidade de Picolândia se tornava cada dia mais a casa da mãe Joana.
Seus secretários puxa-sacos, como o secretário Blá blá blá, da educação e cultura; secretário Mão na Massa, do turismo, esporte e lazer; secretário Dr. Doctor, da saúde e o folclórico e inesquecível secretário de Sala e Cozinha que comandava todas as secretarias e de certa forma também comandava o Comendador. O secretário de Sala e Cozinha acabou sendo abduzido por alienígenas e até hoje mora em Marte onde constituiu família.
Na Câmara municipal tínhamos os vereadores submissos e passivos ao Comendador como o vereador Pancadinha; o vereador Cajadinho de Ouro; o vereador Matusalém e o até hoje atuante (ao Comendador) vereador Super Desativador de Bombas. Em contrapartida tínhamos os vereadores Rejeitadinho e Luvanor que faziam parte da oposição, mas eram ignorados pelos demais edis.
Em Picolândia passaram grandes personalidades brasileiras e mundiais como o astro pop- infantil, Michael Jackson, Osama Bin Bin Laden, George Busho, Maradona, FHHC, Eurico Miranda (cidadão picolandense) entre outros, além de Picolândia já ter sido o palco de uma Copa do Mundo, uma Olimpíada, Maratonas Internacionais e Grandes Prêmios de Fórmula 1. Acabada a primeira fase da “Saga de Picolândia”, e estando há dois anos sem ser publicado, recebo o convite de Sandino para continuar contando as histórias dessa cidade tão peculiar e tão parecida com tantas outras pelo nosso país. Nessa nova fase, muitas coisas mudaram e pra falar a verdade até eu (o autor), não sei o que vou presenciar em Picolândia, por estar muito tempo afastado dessa cidadezinha.
Porém, a partir de hoje vou estar relatando tudo o que acontece em Picolândia, a cidade onde fatos e personagens não são meras coincidências.
Posted by Sandino at 01:18 PM | Comments (0)
dezembro 26, 2004
Segundo turno em Chernobil
As primeiras informações apontam que o líder da “oposição”, o envenenado e perebento Viktor Yushchenko irá vencer as eleições presidenciais na Ucrânia. Vai ferver de novo! Há muita coisa em jogo. O acesso aos mares quentes, cinqüenta milhões em ação, a importância nuclear, os olhos do tigre, a toca do urso, o gás da evita versus petróleo russo...o clássico dos Dínamos...
Posted by Sandino at 11:20 PM | Comments (0)
Vá pro inferno Pinochet!
O relatório da Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, aponta que os métodos mais utilizados de tortura na ditadura de Pinochet foram espancamentos reiterados, choques elétricos nas partes mais sensíveis do corpo, suspensões pelos pés, simulacros de fuzilamento, humilhações, estupros, e obrigação de presenciar torturas ou execuções de parentes.
Posted by Sandino at 11:19 PM | Comments (1)
dezembro 24, 2004
Exílio
Caros amigos…em virtude da mudança de domicílio eleitoral e férias, Sandino viverá dias de pura inércia.
Posted by Sandino at 12:21 AM | Comments (0)
dezembro 23, 2004
Natal em Neanderthal
"...Homem de Neanderthal já fui/E acho isso muito natural/Diferença alguma vai fazer/Se este ano não sobrar para o natal..." (Frank Jorge)
Posted by Sandino at 08:41 PM | Comments (0)
dezembro 20, 2004
Poderoso Natal!
Acabo que ganhar uma caixa contendo os três filmes que compõe a trilogia “Poderoso Chefão” e mais um disco de extras. Preciosidade, uma raridade para toda vida!!!
The Godfather (no original) se tornou um épico, recheado de momentos inesquecíveis do cinema. Cenas como o tiroteio na barraca de frutas, o assassinato no restaurante, a chancela, Don Vito no canteiro de tomates, toda a seqüência de Michael na Sicília…
Na segunda parte da saga da famiglia Corleone, terminada em 1974, Francis Ford Coppola e Mario Puzo foram ainda além. O foco deixa de ser o contrabando e passa a ser o jogo, na Meca do entretenimento de azar, Las Vegas. Paralelamente, o filme apresenta toda a infância e a mocidade de Vito Andolini, que mais tarde seria conhecido como Don Vito Corleone.
Dezesseis anos depois surge “O Poderoso Chefão Parte III” - originalmente concebido para se chamar "A Morte de Michael Corleone”.
Na terceira parte, muito mais emotiva e contemplativa, Michael Corleone está arrependido. Depois de tantos anos no controle da família, o caçula dos Corleone passa a tentar legalizar a todo custo seus negócios e sua vida. Michael está em busca de redenção. Perdão pelas suas hipocrisias e desconfianças no passado, mas principalmente, perdão pelo sangue em suas mãos. O mafioso tentará alcançar seus objetivos com a ajuda da igreja católica e do Papa em pessoa!
Recomendo! Indispensável! Visceral!
Posted by Sandino at 12:23 PM | Comments (1)
dezembro 17, 2004
Os últimos dinossauros
U2 e R.E.M. estão com discos novos na praça. Os fãs saúdam com entusiasmo a chegada dos CDs fresquinhos às prateleiras, mas no fundo sabem que a banda de Bono Vox não lança um grande álbum desde "Achtung Baby" (1991), e que a de Michael Stipe está na seca desde "Automatic For The People" (1992).
O U2 e o R.E.M. são dois dos últimos representantes de uma espécie em extinção, a mega-banda de rock, que está sendo dizimada pela abundância de novidades da era do mp3.
Posted by Sandino at 03:32 PM | Comments (0)
Os Mutantes
De modo geral, o brasileiro é meio desligado em datas e nomes - o que faz com que esqueçamos muito rápido de certas pessoas e ocasiões. Nadando contra a corrente, os Mutantes venceram a enquete deste blog, sendo apontados como a banda mais significativa do rock brasileiro.
Conheci os Mutantes através do amigo Kadu (Por onde andará você Barracão?). Morávamos em uma república em Piracicaba e cada um trouxe seus vinis para animar os embalos de todos os dias. Vidrado no trio, Kaku me presenteou com alguns discos. De cara, fiquei estarrecido com o som dos Mutantes.
Formado por Arnaldo Dias Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee em 1966, o conjunto passou por diversas formações e teve vários nomes: Wooden Faces, Six Sided Rockers e O'Seis. Os Mutantes se consagraram como um grupo musicalmente criativo e com uma postura de deboche e irreverência. Os Mutantes acabaram pela infantilidade de Rita e Arnaldo, que não souberam lidar com as paixões humanas!
Jovens. Muito ácido e pouca cabeça. Uma pena!
Posted by Sandino at 03:21 PM | Comments (1)
dezembro 16, 2004
Palavras vagas atiradas à população
A situação da Reforma Agrária passa por momentos complexos. A vitória eleitoral do governo Lula abriu expectativas de que o processo de Reforma Agrária, ou seja de democratização da propriedade da terra, caminhasse mais rápido e de acordo com as necessidades do povo pobre, que mora no interior do país e precisa de terra como forma de ter trabalho, futuro para sua família, dignidade, comida e educação para seus filhos.
Criou-se uma esperança nas famílias de trabalhadores rurais Sem Terra de que a terra seria repartida, como, aliás, está previsto pela própria Constituição Federal do Brasil e pelo saudoso Estatuto da Terra, que em novembro completou 40 anos de existência sem que a Reforma Agrária tenha saído do papel.
Durante todo o ano de 2003, os movimentos sociais do campo discutiram o Plano Nacional de Reforma Agrária - PNRA. Em 21 de novembro do ano passado, foi acordado entre TODOS os movimentos que atuam no campo e o GOVERNO que era necessário e viável assentar 430 mil famílias nos três anos que faltavam. E que o processo daria prioridade as 200 mil famílias acampadas em condições precaríssimas.
O tempo foi passando e a lógica perversa do funcionamento do estado, aliada às diretrizes de uma política econômica claramente neoliberal, que prioriza alta taxas de juros, o superávit primário, o agronegócio e as exportações, retiraram os recursos necessários para a Reforma Agrária.
O governo está em dívida com os movimentos sociais. Antes de eleito, assumiu o compromisso de honrar todos os contratos, inclusive o Plano Nacional de Reforma Agrária, mas até agora não cumpriu! O povo brasileiro está esperando. Assim, como estamos à espera do acordo de dobrar o valor aquisitivo do salário mínimo.
Posted by Sandino at 06:52 PM | Comments (0)
me voy
“…não ficou nem uma foto para contar/de perto ninguém acreditaria/como tanta alegria/acabou num cataclisma…”
Posted by Sandino at 11:55 AM | Comments (0)
dezembro 13, 2004
Evita, perebas e o lobo mau da Ucrânia
As informações que chegam ao ocidente sobre as eleições na Ucrânia, pouco correspondem à verdade dos fatos. Estão vendendo gato por lebre! Passam a imagem de uma oposição unida, contra forças decadentes do mal.
Raras são as linhas que enfocam o fato de Katerina (esposa do líder da oposição e candidato à Presidência do país, Viktor Yushchenko) controlar todo comércio de gás no país. A mulher tem 12 bilhões de dólares!!!!
Evita vive? Populismo e grana!
A briga é petróleo estatal x gás privado! O resto é balela.
Posted by Sandino at 04:50 PM | Comments (0)
corações sandinistas
Sandina (Replicantes)
Sábado todo, eu chorei de mágoa
Minha garota foi pra Manágua
Lutar pela revolução
Lutar pela revolução
Todo mundo vai embora
Todo mundo tem sua hora
Ela me deixou, me trocou
Por um sandinista especialista em granada
Posted by Sandino at 04:37 PM | Comments (0)
Plágio ou influência?
O pop/rock nacional já nos legou bons plágios, citações e coisas do gênero. Dê uma olhada nessa lista maldita...
CAMISA DE VENUS: O camisa roubou, na maior cara de pau, refrões, letras e músicas inteiras, sem dar crédito. Marcelo é novidade só no nome. Entre os roubos da galera estão "Controle total" (versão para o português, sem crédito para o original, de "Complete control", do Clash - o disco ainda vinha com a inscrição "inspirada no Clash"), "Sílvia" ("inspirada" em "Sorrow", gravada por David Bowie), "Passa tempo" ( de "That´s entertainment", do Jam), "O adventista" ( puro"I believe", dos Buzzcocks) e "Só o fim" (com duas músicas dos Stones juntas, "Gimme shelter" e "Time waits for no one").
IRA!: O grupo de Nasi, Edgard, Gaspa e André foi acusado de ter plagiado um poeta português chamado Reinaldo Edgard Ferreira. A banda tinha feito "Receita para se fazer um herói", cuja letra era igualzinha a um poema do luso chamado "Receita de herói". O problema é que a letra tinha sido "feita" por um amigo (da onça) de quartel de Edgard chamado Esteves, e a banda tinha gravado a música sem nem pedir permissão ao tal amigo - tanto que o disco Psicoacústica (1988) tinha nos créditos a frase 'Esteves, cadê você?'. O Ira! aproveitou ainda a levadinha de "Start!", do Jam para fazer "Longe de tudo".
PARALAMAS DO SUCESSO: Um antigo amigo de faculdade de Bi Ribeiro acusou a banda de ter plagiado uma obscura banda de reggae africana em "Alagados". E um radialista de São Paulo lançou o boato de que "O beco", sucesso da banda de 1987, tinha sido chupado de "Johnny B. Goode", na versão de Peter Tosh.
CAPITAL INICIAL: Dinho & cia. pegaram o "hu ha hu ha" de "Pedra na mão" de 'Welcome to the pleasuredome", do Frankie Goes To Hollywood.
LEGIÃO URBANA: Renato Russo pegou o "hey white boy/what are you doin´in the town?" de "Waiting for the man", do Velvet Underground, e inseriu na cara-dura em "Mais do mesmo" ("hey menino branco/ o que você faz aqui?"). Mas a Legião até costumava dar crédito às citações que pegava por aí. Uma das mais curiosas é a de que o grupo teria pego trechos da melodia de "O bêbado e a equilibrista" (de João Bosco e Aldir Blanc, mas imortalizada por Elis Regina) para incluir em "Perfeição".
BIQUINI CAVADÃO: Bruno Gouveia & cia. foram acusados pelo jornalista Álvaro Pereira Júnior de plagiar "In between days", do Cure, em "Escuta aqui". O problema é que "In between days" (aquela música que era tema do ClipClip, da Globo, lembra?) sempre tinha sido acusada de ser plágio de "Dreams never end", do New Order. Eu chupo, tu chupas, ele chupa...
MUTANTES: Rita, Arnaldo e Sérgio deram uma chupadinha cara-de-pau nos Stones: praticamente criaram outra música em cima da melodia de "Brown sugar", fazendo "Beijo exagerado". Além disso, o riff de "Time of the season", dos Zombies, paira sobre "Ando meio desligado". Cesar Baptista, pai de Arnaldo e Sérgio, palpitou sobre músicas dos Mutantes e escreveu letras inteiras para eles, como a de "Tempo no tempo", e não recebeu crédito, provavelmente por opção própria (ele era secretário do político Adhemar de Barros e não pegaria bem aparecer como parceiro de uma banda de rock).
TITÂS: O então octeto paulista chupou o arranjo de "I´m free", do Who, deu uma mexidinha básica e meteu no final de "Desordem" (do disco Jesus não tem dentes no país dos banguelas), além de copiar umas frases de "Damaged goods" (do Gang of Four) para incluir em "Corações e mentes" (do mesmo disco). Cabeça Dinossauro é chupado de "Cadê as Armas", das falecidas Mercenárias.
ENGENHEIROS DO HAWAII: há rumores de que a letra de "Infinita highway" tenha sido chupada de uma música dos Talking Heads chamada "Road to nowhere". Além disso, Humberto não quis que "Terra de gigantes" fosse a música de trabalho do disco A revolta dos Dândis (1987) porque achava que a música, no fundo, era plágio de "Filho único", de Erasmo Carlos (que também tinha um "hey mãe" no início).
KID ABELHA: Ao que consta, o Kid pegou a intro de "London calling", do Clash e deu uma acochambrada pra encaixar na intro de "Educação sentimental II". Mas ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão: "London calling" pagava tributo, em sua introdução, a "Odorono", uma obscura composição do Who. E ainda tem "Como eu quero", que durante anos foi acusada de ser plágio de "Time after time", da Cindy Lauper. Sobre isso, o produtor Liminha se manifestou com rara sinceridade.
RAUL SEIXAS: Raul praticou por muitos e muitos anos a fellatio musical. O único admitido foi o de "Rock das aranhas", que Raul disse ser copiado de um antigo rock gravado por Elvis Presley, "Killer driller", mas o mais cara de pau é "S.O.S.", idêntica a "Mr. Spaceman", dos Byrds. Isso sem falar em "Eu nasci há dez mil anos atrás", homônima de um country gravado também por Elvis ("I was born 10.000 years ago"), "Loteria de babilônia", cuja finalização é chupada de "How many more times", do Led Zeppelin (que já era chupada de "The hunter", um antigo blues de Albert King) e a pouco conhecida "O dia da saudade", que mistura duas músicas dos Beatles ("Back in the U.S.S.R." e "Get back").
ULTRAJE A RIGOR: Logo assim que saiu o compacto "Eu me amo"/"Rebelde sem causa", em 1984, o jornalista musical Pepe Escobar falou a respeito de "influências" do grupo Madness na segunda música. E a revista BIZZ falou que "Rebelde sem causa" era bem parecida com a música "L'Aventurier", de um grupo chamado Indochine. A BIZZ também lançou a pergunta: "de que música do The Police foi chupada a guitarrinha da introdução de 'Ciúme' ?", mas ao que parece, ficou só nisso.
BLITZ X ULTRAJE A RIGOR: Evandro Mesquita & cia. lançaram em 1984 a música "Egotrip", quase ao mesmo tempo que o Ultraje a Rigor lançava "Eu me amo", e as duas músicas tinham refrões idênticos.
PARALAMAS X LOBÃO: Lobão acusa Herbert & cia. de plágio mais ou menos desde 1983, quando os Paralamas lançaram o disco Cinema mudo e Lobão enxergou semelhanças entre o título desde disco e o do seu LP Cena de cinema (fora a maneira de cantar de Herbert, que ele diz ter sido decalcada do modo como ele cantava no início da carreira). Isso sem contar que ele diz que a faixa título do disco é plágio de uma música de seu ex-guitarrista Guto Barros, chamada "Rastaman in the army" (Herbert disse que "Cinema mudo" nasceu num show que a banda deu em Canela -RS, anos antes disso tudo). Depois Lobão reclamou de "plágio conceitual" de "Me chama" em "Me liga", também dos Paralamas, e disse que Herbert teve a idéia para fazer "Alagados" e o disco "Selvagem" ao ouvir sua música "Revanche" (que tinha o verso "a favela é a nova senzala").
PARALAMAS X ULTRAJE A RIGOR: Não chega a ser bem um plágio, mas é uma história das mais cabulosas. Em 1985, no palco do Rock In Rio, Herbert Vianna, á frente dos Paralamas, dedicou o festival "às bandas de São Paulo" e tocou "Inútil", do Ultraje a Rigor, numa apresentação histórica. O grande problema: Roger, que estava no camarim do festival e assistiu a tudo "das coxias", até hoje reclama que Herbert cantou a música sem explicar que era do Ultraje e muita gente deve ter pensado que "Inútil" havia sido feita pelos Paralamas...
TIHUANA: O grupo foi acusado de ter copiado "Praia nudista", seu primeiro sucesso, de uma banda latina, e "Pula!", seu segundo hit, de uma banda chamada King Kong de Konga. Em ambos os casos ficou difícil negar a acusação.
JORGE BEN: O velho suingueiro mandou bala em Rod Stewart, que teria copiado o refrão de "Do you think I´m sexy?" do "tê-tê-teteretê" de "Taj Mahal". Rod conseguiu transferir a culpa para seu parceiro Carmine Appice e, quando foi obrigado a ressarcir Jorge, anunciou que tinha doado toda a grana da música para a UNICEF - o que fez com que Benjor não conseguisse receber até hoje a paga do plágio. Só que Benjor também andou recebendo acusações: sua música "Todo dia era dia de índio" foi acusada de ter trechos surrupiados de uma matéria do Jornal (Mural) do Brasil, lançada nos anos 70.
ZÉ RAMALHO: Pegou uns trechinhos de uma história do Incrível Hulk (isso mesmo, do Incrível Hulk) e compôs a letra de "Força verde". Depois admitiu ter realmente pego trechos da historinha, mas que não deu crédito porque não sabia como ia fazer para colocar o nome do parceiro.
PATO FU: O ex-Sexo Explícito Rubinho Troll pegou "Alfômega", uma música semi-desconhecida de Gilberto Gil (gravada por Gal Costa no anos 60). Botou outra letra em cima da original, chamou de "A necrofilia da arte" e mandou para os amigos do Pato Fu, que gravaram a música no disco Televisão de cachorro. Antes de gravar, porém, o pessoal do Pato Fu teve o bom senso de procurar Gil, que adorou a música e deu parceria para Rubinho.
ROBERTO & ERASMO: A dupla foi acusada pelo músico Sebastião Braga de ter copiado a melodia de "O careta" de uma canção do músico chamada "Loucuras de amor" - curiosamente, Sebastião (seria um parente perdido do Rei?) vem se dando bem nos tribunais e o agravo regimental de Roberto & Erasmo (que já tentaram reverter a ação diversas vezes) foi até negado.
MORRIS ALBERT: "Feelings... uôu, uôu, uôu, feelings..." Sim, o velho sucesso do coisa-nossa Maurício Alberto Kaissermann (nome verdadeiro do cara) também foi acusado de ser plágio. O plagiado em questão foi o francês Louis Gaste, que reconheceu em "Feelings" trechos surrupiados de sua música "Pour Anne". Morris foi considerado culpado e, mesmo sendo obrigado a ressarcir Gaste (e a colocá-lo de parceiro na música), até hoje nega o plágio. Recentemente, Morris processou a banda norte-americana Offspring, que fez uma versão da música com trechos modificados.
Posted by Sandino at 04:11 PM | Comments (26)
Vivendo e aprendendo
A melhor banda do rock nacional (o Ira!), com o melhor guitarrista do rock nacional (Edgard Scandurra) e o vocalista mais honesto do rock nacional (Nasi), lançaram um de seus melhores CDs, o "Acústico MTV Ira!".
Conheci o Ira! em 1985 , ano de "Mudança de Comportamento". Corri atrás do compacto depois.
Sandino e André nas gravações do Acústico Ira!
Nesse grande PFL que virou o rock brasileiro, o Ira! desempenha o mesmo papel que Luciana Genro, Heloísa Helena e Babá tiveram em relação ao PT: chegaram lá mas não se deslumbraram, seguiram fiéis a seus princípios. São autênticos.
Mas os caras, dirão alguns, são tão autênticos assim e lançam logo um Acústico MTV? Confesso que também tenho um pé atrás com os ditos acústicos. Via de regra, o formato vem justificar a falta de criatividade.
Como toda regra tem sua exceção…o fato deles terem gravado no formato faz mais bem ao Acústico do que mal ao Ira!, pois devolve ao projeto sua dignidade original, que começou lá em 1991, quando Paul McCartney gravou o primeiro "Unplugged" da história.
Basta ouvir a bela "O Girassol", que passou meio batida no CD "7 (Sete)", de 96, e é um exemplo perfeito do rock simples e direto da banda. Que outro grupo poderia fazer de versos aparentemente banais como "Você é meu sol/ Um metro e sessenta e cinco de sol" e "Como eu sou um girassol/ Você é meu sol" uma poderosa declaração de amor?
Eis a outra qualidade de Scandurra, além da poderosa canhota: como um sábio poeta japonês, ele tira beleza de bobagens do cotidiano ("Você me ligou naquela tarde vazia/ E me valeu o dia", de "Tarde Vazia", ou ainda "Meus amigos, minha rua/ As garotas da minha rua", de "Envelheço na Cidade").
Ou conjuga "uppercuts" como "Se meu filho nem nasceu/ Eu ainda sou o filho", da clássica "Dias de Luta", e "Quanta gente já ultrapassou/ A linha entre o prazer e a dependência", da nova "Flerte Fatal".
É muito mais difícil sobreviver ao sucesso do que ao fracasso. Sorte ao Ira!
Posted by Sandino at 03:44 PM | Comments (1)
dezembro 10, 2004
Cidadania pelas Águas
O Movimento de Cidadania pelas Águas, organização espontânea da sociedade civil da cidade sul-mineira de São Lourenço, que pleiteia, entre outras coisas, o controle público sobre os seus recursos hídricos minerais, lidera manifestação contra a Empresa de Águas de São Lourenço, pertencente à multinacional suíça Nestlé, pelo fim da superexploração das águas minerais que garantem o turismo e a economia da cidade.Em 1992, a Nestlé adquiriu o controle mundial da Perrier Vittel, até então dona do Parque das Águas e concessionária da exploração das suas águas minerais. Essa compra inscreveu-se na estratégia da empresa de tornar-se a maior engarrafadora de água de beber em todo o mundo, meta já atingida hoje, com 73 marcas em muitos países.
O Movimento de Cidadania pelas Águas identificou uma série exemplar de procedimentos ilegais da Nestlé, alguns dos quais já são objeto de ação civil pública proposta pelo curador de Meio Ambiente e promotor de São Lourenço, dr. Pedro Paulo Aina, que enxerga danos ao ambiente e ao patriônio turístico. Geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, consultores e especialistas auxiliaram a construir um painel estarrecedor de irregularidades, desrespeito aos cidadãos e violações flagrantes de dispositivos legais.
Posted by Sandino at 12:41 AM | Comments (1)
dezembro 09, 2004
Rock Grande do Sul
As guitarras de Porto Alegre sempre foram coerentes e barulhentas. A cena musical em Poa é repleta de gratas surpresas. De Wander Wildner a Frank Jorge...tem muita gente boa!
Uma banda que chama a atenção é a my.soundtracked.life. do amigo Tiago (agora Teago). Harcore bem legal!
Ouça - my.soundtracked.life
my soundtracked life 2003- independent
Posted by Sandino at 11:43 PM | Comments (1)
1000 vezes + Maradona
A vida esportiva do ex-jogador Diego Armando Maradona foi transformada numa peça de teatro narrada por um ator que interpreta Andoni Goikoetxea, ex-jogador do Athletic Bilbao que causou uma grave lesão ao astro argentino."Na solidão dos campos de futebol" entra em cartaz esta semana em Milão. Ela foi escrita pelo italiano Antonio Marfella, que também atua na peça. Segundo o autor, a obra tenta "usar o teatro para atrair quem não gosta de futebol, além de usar futebol para atrair quem não gosta de teatro". A peça começa com um narrador, que num mundo do futebol destruído, pergunta-se: "Quando foi disputada a última partida?". Depois, o narrador passa a lembrar de episódios da vida de Maradona, entre eles o de sua fratura no tornozelo, quando jogava pelo Barcelona, num jogo contra o Athletic de Bilbao. O mais curioso é que quase na metade da peça descobre-se que o narrador é Goikoetxea, que causou a lesão em Maradona.
Posted by Sandino at 10:46 PM | Comments (0)
Picolândia
A mente é de Rodrigo Alves de Carvalho. O Digão (entre os amigos de Jacucity) é ensaísta, poeta e foi articulista em jornais no sul de Minas Gerais. Criativo, atento, ardiloso..Rodrigo é o dono de Picolândia, uma cidade que poderia perfeitamente ser a sua! Depois do rádio, dos jornais... a “Saga de Picolândia” na net!
Toda sexta-feira, um capítulo diferente.
Posted by Sandino at 08:45 PM | Comments (0)
dezembro 06, 2004
The Killing Moon
Cidade é totalmente vendida à corporação internacional
A Liga Internacional pelos Direitos e a Libertação dos Povos denunciou à Organização das Nações Unidas (ONU) a situação em que vive a população de uma localidade a Noroeste do Paraguai. A localidade foi vendida por completo - incluindo os próprios habitantes - a uma empresa ligada à seita Moon. A entidade solicitou também que as Nações Unidas intercedam junto ao Congresso paraguaio para que aprove um projeto de expropriação de uma parte dessas terras, em favor dos moradores.
O município paraguaio de Puerto Casado, o território pertencente aos moradores, seu centro urbano, sua igreja, ruas, casas e, inclusive, seus moradores, foram objetos de um contrato de compra e venda entre duas empresas multinacionais.
Posted by Sandino at 08:26 PM | Comments (0)
dezembro 05, 2004
Sangue latino...
Brasil:Una masacre anunciada (Agencia Latinoamericana de Informacion – ALAI)
El hijo de la trabajadora sin tierra Edilene, embarazada de 6 meses, aún no nace, pero ya está condenado a convivir con el dolor de la impunidad en el campo brasileño. El día 20 de noviembre, al medio día, 18 pistoleros contratados por el hacendado Adriano Chafik Luedy ejecutaron a sangre fría a su padre, Iraguiar Ferreira da Silva, su abuelo, Joaquín José dos Santos, y su tío, Miguel José dos Santos. Los asesinos también arrebataron la vida a dos amigos más de su padre: a los trabajadores Juvenal Jorge da Silva y Francisco Nascimento Rocha. En el mismo atentado, más de veinte personas fueron heridas, entre ellas un niño de 12 años. No satisfechos, la banda prendió fuego a las barracas y expulsó a las cien familias del campamento Tierra Prometida del movimiento de los Trabajadores Sin Tierra (MST), situado en Felisburgo, región del Valle de Jequitinhonha, una de las más pobres de Minas Gerais.
Se engaña quien piensa que esa tragedia fue una sorpresa en la delegación del municipio de Jequitinhonha, responsable de la investigación de los crímenes de la región. La policía local estaba muy bien informada respecto a las insistentes amenazas que las familias sin tierra sufrían hace más de dos años. "Los trabajadores fueron muertos por omisión del poder público", denuncia el procurador de justicia Alfonso Henrique de Miranda, coordinador del centro de Apoyo Operacional de Conflictos Agrarios del Ministerio Público de Minas Gerais.
"La larga historia de impunidad para los que cometen violaciones a los derechos humanos y otros actos de violencia contra el MST y otras organizaciones rurales es una de las causas de los asesinatos del día 20. Condenamos el ataque y exigimos que las autoridades investiguen inmediatamente, llevando a los responsables a juicio", señala una nota oficial de Amnistía Internacional.
Posted by Sandino at 03:16 PM | Comments (0)
Ruído Rosa e Rubro
Um minuto pra pensar/Que a vida leva e traz/O que eu faço ela desfaz/Pensamentos são como ladrões/Me roubando tempo/Levam minha paz/Pois todo mundo está só/Pra saber o que é bom/O ruim e o tanto faz/Às vezes não quero escolher/E as pessoas vão dizer/Que eu vivo de ilusão/Vou desaparecendo/Mas estou sempre lá/Sei que por um momento/Fujo sem sair do lugar/Um segundo pra esquecer/Tudo que me apraz/E não tenho mais/Pensamentos são como ladrões/Me roubando tempo/Levam minha paz.(E o Vento Levou - Pato Fu)
Posted by Sandino at 02:22 PM | Comments (0)
Revolução em cores
Pablo Picasso foi tese, antítese e síntese... O destruidor! Pablo Ruiz de la Santíssima Trinidad Picasso nasceu em 1881, em Málaga. A família espanhola Ruiz (a mesma de Fidel Castro) era rica e tradicional. Quando menino, Pablito não conseguia aprender a ler ou escrever. Mas desenhava muito bem.Foi para Barcelona e entrou nos meios culturais e políticos.
Pablo Picasso criou uma nova organização do espaço e das estruturas. Ele geometrizou as formas naturais. Seus volumes coloridos expressam emoções. Por vezes tomado de compulsão erótica, pintava cenas de sexo que chacoalhavam os salões de arte. Depois de ter tentado recriar o mundo com suas experiências estéticas, criou uma ética: a defesa da liberdade em todos os setores.
Violão, Garrafa, Bacia com Frutas e Vidro sobre a Mesa, 1919
Posted by Sandino at 02:09 PM | Comments (0)
dezembro 04, 2004
Sandino vive...
Já me matei...
Paulo Leminski
já me matei faz muito tempo
me matei quando o tempo era escasso
e o que havia entre o tempo e o espaço
era o de sempre
nunca mesmo o sempre passo
morrer faz bem à vista e ao baço
melhora o ritmo do pulso
e clareia a alma
morrer de vez em quando
é a única coisa que me acalma
Posted by Sandino at 10:59 PM | Comments (0)
Galería Fotográfica del Frente Zapatista
Posted by Sandino at 08:24 PM | Comments (0)
dezembro 02, 2004
Zulu da Montanha
O maior "terrorista" que conheci foi Zulu, o título é dele - ninguém tasca! O “atentado’ no Cardosão é um momento ímpar na história de Jacucity. Rádio, jornal...Cuidado! Uma bomba H explode na beira de uma pacata montanha! Eram dez horas da noite! O super-desativador em poses ridículas, aponta onde o artefato de “alta periculosidade” foi estourado. Perto do pé de manga. Fios...tecnologia subversiva. Um tanto tosco, um tanto bem sacado. O delegado Pavão quer saber? Seriam os militares? Seria o PT? Que diabos foi aquele barulho?!
As Farc pergunta: Montoya tem fogo para a Mclaren?
Posted by Sandino at 10:43 PM | Comments (0)