« Você não sabe quem eu sou | Main | Um voto para Barrichello (Ufanismo Brasichello) »
janeiro 19, 2005
O Pop não poupa ninguém!
Através do uso dos meios de comunicação de massa, da expansão da voz, das ações corporais, do barulho e das coreografias, a Igreja Católica tenta reconquistar os fiéis que migraram rumo aos cultos evangélicos. Os novos católicos parecem abrir mão das suas diferenças em relação às outras religiões cristãs, se utilizando justamente dos métodos de persuasão que antes eram combatidos.
A introspecção dá lugar à euforia e a diversão. A salvação individual ou o sonho da acumulação de riquezas materiais orientam as promessas e ocupam o espaço dos pedidos que antes visavam à eliminação das desigualdades sociais e uma sociedade mais justa para todos, pontos de partida para a chamada Doutrina Social da Igreja (surgida no século XIX) para o funcionamento das Comunidades Eclesiais de Base e para a teoria batizada de Teologia da Libertação.
A eliminação das diferenças na ação evangelizadora entre católicos e protestantes em geral pode até ser falsamente considerada um avanço rumo ao ecumenismo; não é, pois ainda não alcançamos o respeito a diversidade das crenças e de vivência alternativas da fé, estamos, sim, eliminando as possibilidades de exercício religioso ao nos tornarmos aparentemente iguais uns aos outros. Reproduzo a afirmação de uma mulher reconvertida, presente num "Showmissa" de Padre Marcelo Rossi: "A Igreja Católica é parecida com a Universal, com a vantagem de que não pede muito dinheiro".
Quantidade não quer dizer qualidade e não representa perenidade.
Posted by Sandino at janeiro 19, 2005 02:38 PM