« E ainda aprovar a pena capital... | Main | Picolândia - a cidade (capítulo V) »
março 12, 2005
Morena dos olhos d'agua
O folhetim de Chico
Por Marcello Lujan*
Era batata. Bastava conhecer uma menina interessante para ouvir: Gosto de Chico Buarque!
Como passei minha juventude trancafiada no punk-rock, achava a MPB tão chata. Para mim, era puro marketing, dava status gostar de Música Popular Brasileira.
O tempo vai quebrando algumas resistências, acoplando bits e hits, despertando outros sons, outros amores...Não se trata de traição, aquela balela toda... É aprender.
Sigo achando que Caetano Veloso é egocêntrico demais, Djavan é o profeta do apocalipse com suas letras criptografadas e Milton Nascimento só tem música velha para funeral. Hoje, vejo também que existe uma infinidade de músicos, que assim como Tom Zé, Macalé... foram mais punks que todos os Pistols e seus herdeiros.
Tem Chico Buarque de Hollanda também... um caso à parte.
Através de sua obra, podemos pontuar a história contemporânea de nosso país. Sem Chico, o Brasil seria mais pobre, mais vazio, sem semana, sem tijolo, sem desenho, sem construção.
Politicamente, Chico sempre foi pontual e íntegro. Quando solicitado, deu sua contribuição e jamais pelegou. Peladeiro dos bons, com vasto repertório, deu grandes dribles e olés monumentais nos marcadores da ditadura. Reza cada lenda...
Chico Buarque e bela morena: ao vivo Leblon Le Zenith
Chico também é o responsável pelo resgate da dignidade da mulher na música brasileira, abolindo as amélias serviçais. Ninguém jamais havia cantado a alma feminina dessa maneira. Tamanha certeza, profusão de imagens...As dores, desejos, surpresas, mistérios, dissabores, contrariedades, inquietações, latitudes...Elas possuem belos nomes, declamados em palavras cirúrgicas, em proparoxítonas viscerais. Chico definitivamente entende de mulher. De Atenas ao Leblon.
Como compositor, trafegou pelo universo da bossa nova, samba e MPB com a mesma desenvoltura. Nos últimos anos, Chico tem consolidado uma carreira literária de sucesso.
Em meio a uma obra irretocável, o sempre reservado abusou. Esse moço tá diferente, amando sobre os jornais! Chico não é um aventureiro. Trocando em miúdos: isto não abalará em nada o mito. Vai passar...
Já as meninas mais interessantes, como a Pitty (nenhum trocadilho infame), continuarão nascendo embaladas e apaixonadas por Chico Buarque.
B.O - Notas do caso polícial
Deu no jornal
Os amigos de Chico se mobilizaram para abafar o caso, alegando que Chico estaria em maus lençóis. É assim que funciona...nenhuma novidade! Operação abafa. Que tipo de pressão, aliás, um assessor de Chico Buarque pode fazer? O “caso” colocou novamente nossa mídia na berlinda. A hipocrisia apareceu com todas suas letras. Quem sempre fez isso, alegou que não divulgaria o fato em virtude da linha editorial adotada. A Folha de São Paulo, inexplicavelmente, publicou o fato em apenas 20% de sua tiragem. Trombada na certa! Se não é bom em um tipo de jornalismo, não queira se aventurar no outro! Já os fofoqueiros, invocaram a cantada liberdade de imprensa para venderem horrores.
Sorria, você está sendo corneado
O maridão da mulher (muito bonita por sinal!) é músico. Pelo que tudo indica o triângulo já dura anos. O cara deu sopa pro azar, levou Chico Buarque para ensaiar em sua casa. Só está sapateando porque o fato virou um estorvo. Ser corneado por Chico não desabona em nada a dignidade de ninguém! Poderia ser um emergente do futebol, um cantor de dupla sertaneja...
Você não gosta de mim, mas sua mulher gosta
No Orkut, já existem comunidades explorando o episódio. A comunidade “Minha mulher também gosta do Chico Buarque”, defende a tese que 11 entre 10 mulheres intelectualizadas gostariam de ter um tête à tête com Chico Buarque. Casadas ou não, as mulheres morrem de inveja da moça fotografada. Não são poucas as pragas rogadas na moça, forte concorrente ao título de musa do verão 2005. Tem meu voto!
A equação de Chico
A conta é simples: 1 de 60 vale mais do que 3 de 20.
* Marcello Lujan é amigo interpessoal de Sandino desde os tempos da maternidade.
Posted by Sandino at março 12, 2005 08:06 PM
Comments
"Chico sempre foi pontual e íntegro. Quando solicitado, deu sua contribuição e jamais pelegou"
Inclusive quando solicitado pela mulher dos outros....hahahhaha
abraços!
Posted by: Darcio at março 12, 2005 11:12 PM
Gostei, só não entendo como alguém não gosta do Djavan. Gosto dele por que ele escreve o que sinto. É o fim da picada dizer que ele é um profeta do apocalipse.
Posted by: Silmara at março 13, 2005 01:17 PM
Que belo texto! Nada mais nobre que saber reconhecer, aprender... nem todo banquinho é lixo, nem todo punk é porta (irredutível, quero dizer). As mulheres gostam de Chico porque ele é inteligente, bonito, e sensível, acima de tudo. "Chico tem alma feminina", todo mundo diz isso... Mulheres gostam de homens sensíveis, que choram sem achar que isso pode comprometer sua função erétil. O estilo "come todas" não cabe aqui. Dárcio diz "(...)Inclusive quando solicitado pela mulher dos outros"... acho que muitas outras mulheres, casadas ou não, tão belas quanto a morena escolhida, o socilitaram sem chance. Sandino matou a pau: esse moço tá diferente... Tímido, foi a público com uma mulher casada - prova de que o amor, a paixão, nem sempre têm a ver com casamento. Quis dizer: chega de hipocrisia! Sorte dela.
Posted by: Carolina de Hollanda at março 13, 2005 03:38 PM
Cara Silmara...na verdade não escrevi que Djavan era “um” profeta do apocalipse. Disse sim, que ele era “o” profeta. Portanto, um grande elogio! Antes dele, só Nostradamus chegou tão perto do fim do mundo.
Alguns estudiosos do juízo final observam que existem muitas semelhanças entre Djavan e Nostradamus. Eis um exemplo....Quando Nostradamus diz “a bola incandescente irá chegar do sul” – logo temos o atentado do WTC. Quando Djavan diz “O sol e o dom, quiçá um dia a fúria desse front”, logo temos também o atentado de 11 de setembro, só que com mais detalhes.
No mais... “O fim da picada” é uma frase atribuída a Fernão Dias.
Grande abraço pra ti!
Posted by: Marcello Lujan at março 13, 2005 11:38 PM
Querida Carol... Pode apostar: esse rapaz tá diferente!
Grande beijo pra ti!
Posted by: Sandino at março 13, 2005 11:40 PM
Patético! Um sujeito que afirma que "ser corneado por Chico Buarque não é demérito" é ter uma auto-estima muito baixa. Chico Buarque também tem ressaca, também vai ao banheiro, também já tomou fora e chorou pra esquecer. É só um ser humano, como eu e você. Escreve boas canções? Pode até ser, mas o que o faz mais importante do que um médico que cura muitas pessoas? Paremos com essa idolatria cega e babaca!
Posted by: Rafael Saldanha at março 14, 2005 09:55 PM
Complementando o que o Rafael escreveu: muito provavelmente Chico também brocha às vezes. A diferença é que as deslumbradas devem achar romântico. Pura fantasia.
:)
Posted by: Darcio at março 14, 2005 10:55 PM
Eu adoro o Chico, musica e intelecutalmente falando. Agora, sexualmente são outros quinhentos... Vovôs não são a minha praia :)
Ah... adorei o blog.
Posted by: Késia at março 15, 2005 08:06 AM
Hehehehhehehe...a moçada está com inveja, pura dor de cotovelo. Patético, é achar que na ordem do dia, Chico Buarque de Hollanda tenha a mesma importância de um médico, um advogado ou qualquer cidadão que compõe o nosso belo quadro social. Chico é diferente. Não são apenas belas canções. São obras definitivas para vários temas, “na vida como ela é”. E quando o assunto é mulher, ele é o imaginário feminino - em carne e osso. Daí...brochar ou não... pouco importa! Vale mais o repertório.
Posted by: Sandino at março 15, 2005 09:25 AM
Sandino disse: "Daí...brochar ou não... pouco importa! Vale mais o repertório."
Ah, Sandino, quéisso, mano?
Tudo bem que tú é fã do cara, mas imagina a cena, tú 'não funcionando' na hora H, pegando um violão pra cantar pra amada...ela muito provavelmente vai te mandar enfiá-lo sabes bem onde....HUAHAUHAHAUHA
Mas chega desse assunto.
Posted by: Darcio at março 16, 2005 11:29 AM
olha beim e preste a atencao
Posted by: jessica ferreira at outubro 1, 2005 09:44 PM
eu daria pro chico buarque!
sem choro nem vela...hhhhahaha
Posted by: Maby at julho 11, 2008 01:06 PM
Chico Buarque Forever SEMPRE
Pra quem acha que FOREVER é pouco!
Pois é, meu caro amigo,
Chico Buarque é fogo!
E a gata é muito linda. Merece!
Um abraço
Elmano Sandino Lustato Tenterrara
www.lustatotenterrara.com
Posted by: Elmano Sandino Lustato Tenterrara at agosto 8, 2008 11:31 PM
Excelente texto.
Como disse Otto Lara Resende (em frase atribuída a Nelson Rodrigues) “diante de Chico Buarque todo homem é um corno em potencial”. Eu já sonhei que estava casada com ele duas vezes e lamento até hoje ter acordado.
Ele pode morrer e virar pó que ainda assim será o pó mais fascinante de todos.
E não sou só eu que acho...
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,AA1410049-5606,00.html
Concordo com Sônia Braga: "Quando houve a explosão do Big Bang, quem detonou a explosão foi o Chico”
Abraço!
Posted by: July at agosto 27, 2008 12:38 AM
Concordo com quem diz que Chico é eterno. E eu escolheria ele a qualquer homem do mundo. A sensibilidade dele vale tudo! Ah se os homens começassem a prestar atenção em tudo o que o Chico já vem cantando há tanto tempo..
Posted by: Patrícia Rosa at setembro 9, 2008 01:16 AM
Não entendo essa geração que gosta tanto de MPB e Chico Buarque de Holanda. ARHKHKHK! Não sei em que mundo vcs vivem. Depois de Black Sabbath, Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Doors e tudo que aconteceu nos anos 70 e 80 ainda conseguem admirar uma música sem graçã e muuuuuuuito chata (eu diria em sua própria gíria: careta. Vocês afirmam que era um espécie de resistência romântica contra ditadura. Acordem! Procurem saber sobre outras culturas musicais e vejam as letras, a poética. Existe vida além dessa musiquinha sem sal e intelectualóide de pseudo revolução. Quero ver se respeitam a liberdade de expressâo e publicam o comentário.
Posted by: Fred at maio 30, 2011 11:16 AM