« Cultura da paz! | Main | Escute essa canção... »
maio 23, 2005
Os valores da cultura da paz...
As armas de fogo estão matando cada vez mais. A cada 15 minutos, no Brasil, uma pessoa é morta por arma de fogo. Suas principais vítimas são os jovens. Pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo aponta que 265.975 pessoas foram mortas por disparos durante a década de 90. Mais de 90% das vítimas de tiros são homens entre 15 e 29 anos, indicando um aumento, no período estudado, de 52%. Em 2003, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, 70,8% das mortes por causas externas registradas foram provocadas por ferimentos com arma de fogo. Os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações de vítimas de armas de fogo somaram R$ 6 milhões de janeiro a julho deste ano. Um volume de recursos financeiros e dedicação dos trabalhadores do SUS que certamente poderiam estar sendo destinados a promover a vida, a saúde. O Brasil precisa desarmar-se!
Além de recolher armas de fogo, um expressivo ato cívico em prol da paz, é necessário que a humanidade desarme seu espírito. Valores como a competição, o individualismo, a opressão, a exclusão social, a discriminação, o preconceito, a intolerância, o ódio... devem ser substituídos pelos valores da cultura de paz: diálogo, liberdade de expressão, tolerância, compaixão, solidariedade, humanidade, inclusão social, coletividade, respeito às diversidades, preservação e cuidado com o Planeta Terra, amor...
É possível desarmar o Brasil. Escrever uma nova história, onde cada vez mais os números da violência sangrem menos vidas humanas. Colorir parques infantis com brinquedos que um dia foram armas de fogo. Irmanar mentes e corações em prol da justiça social para todos. Armas pra que? Quem atira também morre!
Leia ouvindo - With A Little Help From My Friends - Joe Cocker (para ler e continuar navegando nestas bandas, basta clicar com o botão direito do mouse)
Posted by Sandino at maio 23, 2005 09:57 PM
Comments
ANDEI ARMADO POR MUITO TEMPO. CERTA VEZ, QUASE FIZ BESTEIRA POOR CAUSA DE UM MÍSERO RELÓGIO. HÁ DOIS ANOS JOGUEI FORA A ARMA, PQ ACREDITO QUE ESTOU MAIS VUNERAVEL AOS BANDIDOS PORTANDO UMA ARMA. NÃO ME ARREPENDO. UM DIA MEU FILHO PERGUNTOU: PAI PQ VC TEM ARMA EM CASA? NÃO SABIA O QUE RESPONDER. SINTO MAIS SEGURO E MAIS HUMANO. ARMA NÃO É LEGAL NÃO. APROVEITEM PARA FAZER O MESMO, ESTA HAVENDO UMA GRANDE CAMPNHA NO PAÍS. PARABÉNS SANDINO POR SUA CORAGEM EM ENFRENTAR OS INTERRESES ESCUSOS. TEM MUITA GENTE RECEBENDO GRANA DA INDUSTRIA BÉLICA, OS COMENTÁRIOS AQUI PROVAM ISSO, NÃO SE INTIMIDE E SIGA EM FRENTE. TODOS AQUI EM CASA PENSAM TAMBÉM QUE SEM ARMAS É MELHOR. A FALTA DE ARGUMENTOS DO PESSOAL DA "TAURUS" E DOS "DEPUTADOS DA BALA" CHEGA A TAL PONTO QUE FALAM DE FAMILIARIZAREM CRIANÇAS COM ARMA. ISSO É O FIM DA PICADA. ´NO IRAQUE É ASSIM, CRIANÇAS COM ARMAS NA MÃO. VIVO NUMA CIDADE TRANQUILA, AQUI AS ARMAS NÃO TEM A MINIMA IMPORTANCIA. CRIANÇA PRECISA É DE ESCOLA. CRIANÇA TEM QUE SE FAMILIARIZAR COM BRINQUEDOS. SANDINO, IREI ALERTAR O PARACO DE MINHA COMUNIDADE PARA DEBATERMOS ISSO. QUERO UM MUNDO MELHOR E AS ARMAS NÃO FAZEM PARTE DESSE MUNDO. GOPSTEI TAMBEM DO ARNALDO BAPTISTA QUE VC POSTOU. NÃO LIGUE PARA OS PALAVRÕES DESSE POVO. VC CUTUCOU ELES. SUGESTÃO: COLOQUE O NOME DOS DEPUTADOS QUE SÃO CONTRA AO DESARMAMENTO. VAMOS MOSTRAR QUEM ESTA DO LADO DA PAZ, QUEM ESTA DO LADO DA TAURUS.
Posted by: Agnaldo Manfretti at maio 24, 2005 08:06 AM
Não dá pra discutir com esse cara, ele é gênio desde os 13...
http://www.geocities.com/grangurgel/GURGEL-Dra_X10_01.htm
huahauhauhauha
Posted by: Jão at maio 24, 2005 08:14 AM
Notei que o Sr.Sandino inflacionou significativamente suas estatísticas.
De qualquer forma, se esses números realmente forem verdadeiros, definitivamente não é crível que os cidadãos de bem, que possuem armas devidamente registradas, sejam responsáveis por essas mortes?
Em São Paulo, 1984, havia mais de 7.000 portes de arma, e as estatísticas comprovam que naquela época, a violência nas ruas era proporcionalmente uma fração do que ela é hoje. (fonte: Ministério da Justiça / SINARM)
Concordo plenamente que nós devemos lutar em prol da cultura da paz. Vamos então seguir o exemplo da Suíça (que está entre os cinco países mais pacíficos do mundo, segundo a ONU). Lá, a maioria dos cidadãos de bem andam armados, assim colocando os criminosos em extrema desvantagem em relação à população ordeira. Lá, o crime não compensa. Conclusão: PAZ.
O primeiro responsável pela defesa da minha família, pela minha defesa, e pela defesa do meu patrimônio, SOU EU. Se eu não tenho a capacidade de pegar em uma arma, e puxar o gatilho, para defender o que é meu, com certeza, não vai ser um policial mal pago, que eu nunca vi na vida, que vai.
Desarmar o cidadão de bem, visando promover a paz, será irremediavelmente, um tiro pela culatra!
“SERES HUMANOS entendem a razão a compaixão e a dignidade. PREDADORES só entendem a força!”
“A MELHOR MANEIRA DE VENCER O ADVERSÁRIO, É TIRAR LHE A DETERMINAÇÃO DE LUTAR!”
ARMAI-VOS!
Posted by: Christopher Paul M. Stears at maio 24, 2005 02:47 PM
PERDÃO - CORREÇÃO.(1º §)
...sejam responsaveis por essas mortes.
Posted by: Christopher Paul M. Stears at maio 24, 2005 02:53 PM
Sandino, neste momento (terça,24,23h) o Observatório da Imprensa (TVE e Tv Cultura) discute a questão do referendo. E a pergunta da enquete é justamente essa: A mídia está cobrando a convocação do referendo sobre o desarmamento para este ano? Por mídia entenda-se os grandes veículos de comunicação, os "oficiais". A questão é: os colegas estão dando muita importância para o escândalo dos Correios e não fala q o Congresso tem apenas os próximos dias para votar o referendo. Pelo menos o blog do Sandino está fazendo a parte dele... Abraços!
Posted by: Ana Paula Saab at maio 24, 2005 11:14 PM
Retificando texto acima: os colegas estão dando muita importância para o escândalo dos Correios e não falam q o Congresso tem apenas os próximos dias para votar o referendo. É isso.
Posted by: Ana Paula Saab at maio 24, 2005 11:20 PM
SI VIS PACEM, PARA BELLUM - Quero ter o direito de portar ou não portar armas... Assistam uma parte do Documentário de Michel Moore - Tiros em Columbine, onde ele relaciona os EUA e o Canadá... em ambos os países existem milhares de pessoas que portam armas, porém no Canadá o índice de mortes por armas de fogo é quase "ZERO".
Portar armas é um direito adquirido... não precisamos de uma lei para destruir este direito... vc não quer portar armas, ótimo, se eu quero, prometo não te proteger caso alguém de sua família esteja sendo estuprado por algum delinquente... não desmerecendo a polícia brasileira, que na minha opinião é heróica por trabalhar com os recursos que têm... mas eu vou olhar,ligar 190,que eles vão te defender... após algumas horas é claro.
Reação... não submissão....
Posted by: Sérgio Fernando Schimidt Barros at julho 24, 2005 10:51 PM
Esse referendo está uma confusão daquelas! As pessoas não estão devidamente informadas e, dessa forma, não estão aptas a decidir uma questão de tamanha importância. Falar que quem defende o NÃO está comprado é um desrespeito. Não tenho, não pretendo ter armas e não conheço ninguém relacionado ao mundo das armas. Só tenho, pretendo ter sempre e conheço nossa LEI MAIOR que prevê o meu direito da legítima defesa! Se vc abre mão do seu, deixa o governo mandar e desmandar em vc, ok. Mas eu quero que essa escolha caiba à mim, nem à vc nem ao Estado nem à ninguém.
Hipocresia da burguesia fétida que se esconde atrás de seguranças brutamontes armados, casas e carros blindados. Por isso vc vê artistas etc falando sim. Vejam para o mundo real! Aqui, é bem diferente. O ESTADO É OBRIGADO A NOS DAR SEGURANÇA NÃO FAZ, AGORA NÃO QUER DEIXAR NEM MESMO A GENTE FAZER DENTRO DE NOSSAS CASAS????
Pq eles não nos perguntam se a gente quer mais segurança oferecida pelo Estado? Pq isso eles não querem, senão não poderão mais roubar os cofres públicos. É mais fácil deixar as pessoas entregues aos bandidos! E cada vez mais tirar seus direitos!!!!!
- Tragédias por discussões no trânsito?
Não irá mudar nada! Isso pq já é proibido andar armado nas ruas! As pessoas não sabem! Só é permitido andar armado: policial, seguranças, etc.
- Tragédias em casa por discussões?
Idem! Saibam que as tragédias acontecerão de qualquer forma, pois as pessoas que não têm arma de fogo têm facas e matam assim mesmo, se nesse nível a fúria chegar. Não será isso que as irá impedir.
- A violência não diminuiu até agora, pq agora irá ser diferente?
Éssa é fácil de perceber: o que não diminuiu foi a violência das ruas, que ultimamente aumentou, mas as ocorrências de assaltos dentro das residências são expressivamente menores. Isso pq agora não se pode mais andar armado nas ruas, então é fácil para os bandidos roubarem, sabem que estamos desarmados! A violência só aumentou nesses últimos tempos, pois só eles têm armas!!! Agora, com o sim à proibição, eles entrarão dentro de casa, pois saberão que agora nem nas casas as pessoas podem se defender, estaremos literalmente entregues aos bandidos. Um absurdo que não tem tamanho.
Sabem quem são os que estão tranquilos com isso tudo? Os bandidos e os ricos, principalmente grandes artistas de TV. Os primeiros, pq nada melhor do que atuar sem nenhum risco. Os segundos, pq não precisam ter armas já que seus seguranças brutamontes têm e assim os afortunados estão bem sossegadinhos....
Só o povo, que já não tem direito à saúde, educação, cultura e segurança minimamente dignos, agora corre o risco de não ter mais sequer seus DIREITOS CONSITUCIONALMENTE PREVISTOS.
Pena que poucas são as pessoas que estão se dando conta do pavoroso absurdo que está acontecendo...
Não querer ter arma em casa é uma coisa (repito, pq nas ruas já não é permitido mais, só para policiais e seguranças dos ricos e BANDIDOS), pois isso é (ainda) decisão de cada um. Agora, tirar o direito de se defender do povo é algo inadmissível!!!
Posted by: Priscila at outubro 3, 2005 12:53 PM