« Bancada da Bala II | Main | Cultura da paz! »

maio 23, 2005

Referendo já !!!

O Estatuto do Desarmamento, aprovado em dezembro de 2003, prevê a realização de um referendo este ano, no qual a população decidirá se apóia ou não a proibição do comércio de armas de fogo no Brasil. Para que isto ocorra, nossos deputados e senadores precisam aprovar rapidamente a regulamentação do referendo. Só assim o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá tempo de preparar o processo eleitoral para o dia 2 de outubro.
A lei precisa ser implementada já! Pressione os parlamentares a votarem de acordo com a vontade da população. Ligue para a Câmara (chamada gratuita pelo 0800-619619) e para Senado (0800 612211).

Posted by Sandino at maio 23, 2005 03:02 PM

Comments

Pessoal...liguei e funcionou...liguem também. Chega de violência....não as armas. Quero um mundo melhor para meus filhos!

Posted by: Angela at maio 23, 2005 03:34 PM

Bem até agora acompanhei a discussão e não opinei. Por principios cristãos, sou contra qualquer arma. Qulquer forma de violência. lamentavel, o sr. Christopher iniciar a discussão dizendo que ser contra as armas é uma atitude de "pessoas simplórias".
Bem...também achei outros comentários exacerbados... Mas quem atira, também recebe balas - bem lembrou alguém.
Concordo com a tese de Freud. Da "afirmação através de subterfugios".
No filme "Beleza Americana", havia um personagem, o pai do garoto. Ele era um ex-militar, colecionador de armas, duro na criação do filho, mas no final do filme ele revelou sua verdadeira faceta, querendo beijar o pai da menina. Hehehehehe...precisa dizer algo mais? O cara já está até mandando beijos!

Posted by: Cassio Gomes at maio 23, 2005 06:25 PM

Querido Sandino,

Realmente me revolta saber, que existem indivíduos que aprovam que o referendo (que visa tirar do cidadão de bem o direito à legitima defesa, proibindo que este compre armas e munições) seja realizado neste ano.

O que é que custa adiar o referendo para as eleições presidenciais!?

Fique sabendo que o referendo irá custar 650 milhões de reais.

650 milhões de reais que poderiam ser investidos em que?

SAÚDE.

EDUCAÇÃO.

FOME ZERO (se é que isso existiu algum dia).

SEGURANÇA.

O fato de que indivíduos apóiem a realização do referendo este ano, é a prova cabal do total descaso destes para com os verdadeiros interesses da nação.
BANDO DE BRASILEIROS DE ARAQUE!

OBS.: Desconsidero os comentários infelizes, vindos do decrépito e homofóbico Cássio Gomes – Saiba que minha namorada é linda.

Um grande beijo para ti, Sandino.

Posted by: Christopher Paul M. Stears at maio 23, 2005 06:53 PM

Risos...muitos... Cássio, não precisa ser tão direto. Não me lembrava do final de "Beleza Americana"...rs...essa foi ótima.

Posted by: Marilia at maio 23, 2005 07:53 PM

AS INJURIAS, SÃO MUITAS.

OS ARGUMENTOS SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM!


Posted by: Christopher Paul M. Stears at maio 23, 2005 08:48 PM

Vamos aos seus argumentos novamente sr. Christopher...

A realidade brasileira e o nível atingido nos índices de violência não permitem mais dúvidas e discussões improdutivas acerca da urgente necessidade de uma ampla e efetiva ação de desarmamento da população para retirar do meio social o principal e mais grave instrumento de manifestação da violência: as armas de fogo.
Os esforços do governo para a aprovação pelo Congresso Nacional de uma legislação mais rígida envolvendo a proibição e o controle de armas têm esbarrado nos fortes interesses do “lobby das armas”. Contudo, pressionada pelo peso das novas e diárias tragédias com armas de fogo e pelo sofrimento acumulado de milhares de vítimas, parentes e amigos, a sociedade civil vem se mobilizando para mudar essa terrível realidade e caminhar no sentido de uma sociedade desarmada e mais pacífica.
Defender uma sociedade menos armada é muito mais do que uma visão ideológica ou romântica, mas definitivamente uma opção por uma sociedade mais pacífica e onde todos nós possamos estar de fato mais seguros.
A imensa maioria dos crimes é cometida com armas brasileiras e de calibre permitido!
Das armas apreendidas pela polícia no Rio de Janeiro, mais de 80% eram brasileiras e 90% de calibre permitido, ou seja, mesmo que o bandido não compre armas em uma loja, são armas que entram de forma legal as mais utilizadas para roubar e matar em nosso país. A figura do traficante usando um fuzil ou metralhadora é assustadora, mas representa um número ínfimo de mortes se comparado às vítimas dos tradicionais revólveres calibre 38.
Estas armas chegam nas mãos dos bandidos depois de roubadas de pessoas que as compram achando que vão se defender, ou então são desviadas por empresas de segurança ou até pela polícia. Só em São Paulo, em cinco anos, mais de 70.000 armas registradas foram roubadas. Proibir a venda de armas no país teria, portanto, efeito significativo na queda do número de armas nas mãos dos criminosos.
Não se pode esquecer também, que quase metade dos homicídios são cometidos por pessoas que não são ligadas ao crime e que não têm porque terem armas ilegais. Cerca de metade dos assassinatos são cometidos por pessoas sem antecedentes criminais!
São muitos que perdem a vida em situações banais: brigas de trânsito, em bares ou ainda assassinadas dentro de casa pelos familiares. É muito difícil evitar que estes conflitos ocorram, mas, se conseguirmos reduzir o número de armas, o que poderia ser agressão não se tornará mais um assassinato.
É o que comprova a pesquisa realizada em São Paulo que alerta para a queda das lesões corporais e o aumento dos homicídios na capital e situação inversa no interior. Percebe-se que a maior facilidade na obtenção e no uso de armas nas grandes cidades tem transformado brigas em assassinatos, feridos em mortos, discussões em tragédias, todos os dias. Já no interior, onde a presença de armas de fogo é menor, o aumento da violência se reflete em um crescimento das lesões corporais, ou seja, agressões que são graves, mas não causam a morte.
Mesmo que a lei só consiga reduzir estes homicídios, já terá prestado um grande serviço à nação, podendo salvar milhares de vidas anualmente. Poucos atos do Congresso Nacional podem ter tanto efeito prático em tão pouco tempo.

Fiquem sabendo que...

- A cada treze minutos um brasileiro é assassinado no Brasil.
- Um cidadão armado tem 57% mais chance de ser assassinado do que os que andam desarmados.
- A cada 7 horas uma pessoa é vítima de acidentes com arma de fogo no Brasil.
- O Brasil é o país onde mais se mata com arma de fogo no mundo.
- Um jovem brasileiro tem 4,5 vezes mais chances de morrer do que o restante da população.
- 9 entre cada 10 homicídios são praticados com arma de fogo no país.
- Em São Paulo, quase 60% dos homicídios são cometidos por pessoas sem histórico criminal e por motivos fúteis.
- No Rio de Janeiro, um em cada dois jovens que morrem, é vítima de arma de fogo.
- As armas de fogo provocam um custo ao SUS de mais de 200 milhões de reais.
- A violência consome 10.5% do PIB na América Latina.
- Das armas apreendidas pela polícia no Rio de Janeiro, mais de 80% eram brasileiras e 90% de calibre permitido, ou seja, mesmo que o bandido não compre armas em uma loja, são armas que entram de forma legal as mais utilizadas para roubar e matar em nosso país.
- Nos EUA, para cada vez que um cidadão usa uma arma de fogo para matar em legítima defesa, houve 131 casos de assassinatos, suicídios e acidentes envolvendo armas.
- A chance de uma mulher morrer assassinada com arma pelo marido ou amante é duas vezes maior do que por um desconhecido.
- Quem tem arma em casa tem quase 3 vezes mais chances de morrer em um assalto do que os que estão desarmados.

Diga sim a vida! É hora de depormos as armas! Ninguém precisa de armas!

Posted by: Sandino at maio 23, 2005 08:58 PM

Sandino, querido,


Novamente, eu lhe peço que leia o texto abaixo.

-

-A CADA TREZE MINUTOS UM BRASILEIRO É ASSASSINADO NO BRASIL.

De onde terá vindo este número, visto que o Ministério da Justiça admitiu, através do coordenador da Área de Treinamento e Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança, que o órgão não tem a menor idéia dos números reais da criminalidade no Brasil? De qualquer forma, se o número for verdadeiro, demonstra que vivemos numa sociedade violenta e que é necessário um meio de defesa própria que seja prático e eficaz: a arma de fogo.


-UM CIDADÃO ARMADO TEM 57% MAIS CHANCE DE SER ASSASSINADO DO QUE OS QUE ANDAM DESARMADOS.

Este é um dado curioso. Até a pouco tempo dizia-se que de 16 reações armadas, 15 as pessoas morriam ou se feriam (um total de 93,7% de vitimização). Agora o Sou da Paz fala em “chance de 57%” a mais. A mais sobre quanto? Qual a probabilidade de um cidadão desarmado ser assassinado? Estamos cansados de ver na imprensa pessoas que não reagiram e mesmo assim foram assassinadas.

Essa tolice apareceu num estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) a pedido da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Para variar, os dados foram obtidos analisando os registros policiais arquivados na Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) desta Secretaria. Observaram que, nos dados de 1998, de cada 10 vítimas de latrocínio, 2,84 estavam armadas. Daí chegaram a este incrível número de 57%. Evidentemente que todos sabem que ladrões ficam irritados quando descobrem que a vítima está armada e, muitas vezes, atiram nas vítimas. A falha deste dado é que, no universo pesquisado, não aparecem os inúmeros outros cidadãos armados que afugentaram seus agressores, dado que estes cidadãos não vão prestar queixa na polícia. É, portanto, uma pesquisa viciada na origem.

O professor de criminologia da Universidade da Flórida (EUA), Gary Kleck, analisando dados do Departamento (Ministério) de Justiça dos EUA entre 1979 e 1985, descobriu que, "para os crimes de roubos e assalto (roubo com agressão física), a resistência com uma arma de fogo conduz ao fim do incidente com a menor chance de ferimentos à vítima". Vítimas que reagiram com arma de fogo a assaltos foram feridas 12,1% das vezes. Aqueles que não ofereceram resistência alguma foram feridos 27,3% das vezes (mais do dobro). Aqueles que reagiram sem violência (tentando fugir, por exemplo) foram feridos 25,5% das vezes. Kleck observa ainda que, entre os feridos que usaram armas de fogo, a maioria foi ferida antes de recorrer à arma. Ele estima que menos de 6% das vítimas de roubo foram feridas após usarem a arma para reagir. (fonte: Armed Resistance to Crime: The Prevalence and Nature of Self-Defense with a Gun" - Journal of Criminal Law and Criminology; Northwestern University School of Law; Chicago, IL, Vol 86#1, Fall 1995, 150 – 187)e Targeting Guns: Firearms and Their Control; Aldine de Gruyter; NY - 1997).


-A CADA 7 HORAS UMA PESSOA É VITIMA DE ACIDENTES COM ARMA DE FOGO NO BRASIL.

Isto significaria 1252 mortos por ano em acidentes com armas de fogo. O Sou da Paz não cita a fonte desse número, mas só pode ser falacioso. Nos EUA, onde existem mais de 330 milhões de armas nas mãos de 80 milhões de pessoas (fonte: Bureau of Justice Statistics), este número é menor que 1500 mortes anuais (fonte: National Center for Health Statistics).

Em 2001, apenas 65 crianças com menos de 13 anos morreram em acidentes com armas e, se aumentarmos a idade para 19 anos encontraremos 528 vítimas (fonte: Center for desease Control). Por este motivo, não é crível que no Brasil, onde estima-se existir apenas 17 milhões de armas particulares (entre legais e ilegais) esse número seja quase igual àquele.

Convidamos o leitor a pensar: alguma empresa de seguros pergunta se o cliente tem arma em casa antes de ofertar-lhe uma apólice de seguro de vida? Os profissionais de seguros vivem de apostar no risco. Se não fazem esta pergunta é porque não consideram a arma particular um fator de risco.

A verdade é que, para inflar estes números, o Viva Rio, ISER, Sou da Paz e outros, incluem como acidentes com armas a grande praga nacional que são as "balas perdidas". Não há dúvida que uma vítima de bala perdida sofreu um acidente com arma. Entretanto, estes são acidentes onde não há a participação voluntária da vítima. Qualquer um, mesmo aquele que nunca viu uma arma, pode ser vítima de uma bala perdida no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.


-O BRASIL É O PAÍS ONDE MAIS SE MATA COM ARMA DE FOGO NO MUNDO.

É também um dos países que tem as leis mais rígidas e custos mais altos quanto a armas de fogo e munições, registros e portes, o que mostra a inutilidade da política adotada no país desde 1936. O jornal Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa revelando que existem armas em 8% dos lares paulistas. Nós calculamos que existam armas em apenas 5% dos lares brasileiros. Uma pesquisa do Instituto Superior de Estudos da Religião – ISER (notórios defensores do desarmamento civil), calculou que, no estado do Rio de Janeiro, existem armas em apenas 4,6% dos lares (o que corrobora nossa estimativa). Como se vê, para todos efeitos, o Brasil é um país desarmado.

Para ilustrar, vejamos a percentagem de armas em lares nos outros países: Suíça – 67%; Noruega – 61,2%; Finlândia – 55,5%; EUA – 48%; Canadá – 30,8%; França – 24,7%; Austrália – 20,1%; Bélgica – 16,8% (fonte: Pacific Research Institute).

O estudo Small Arms Survey publicado Graduate Institute of International Studies de Genebra, Suíça, revela que existem 84 milhões de armas registradas nos 15 países membros da União Européia (UE). Segundo Aaron Karp, um dos autores do estudo, existe uma relação de 17,4 pessoas armadas por grupo de 100 habitantes nos países da UE. Ainda segundo esse estudo, o país mais armado da Europa é a Suíça, com 39 cidadãos armados para cada grupo de 100 habitantes (fonte: Jornal do Brasil de 06/jul/03)

Não está, portanto, na abundância de armas a causa de tanta violência no Brasil. Na vizinha Argentina existem muito mais armas per capita e a legislação é muito mais liberal que a nossa e os índices de criminalidade são, em média, 25% dos brasileiros.

De qualquer forma, este é um dado totalmente irrelevante. Suponhamos que não existissem mais armas de fogo registradas, será que essas mortes deixariam de ocorrer?


-UM JOVEM BRASILEIRO TEM 4,5 VEZES MAIS CHANCES DE MORRER DO QUE O RESTANTE DA POPULAÇÃO.

Outro dado totalmente irrelevante. Em todos os países do mundo ocorrem mais mortes violentas entre os jovens que nas demais faixas etárias. Isto acontece simplesmente porque os jovens se arriscam mais que os demais: tráfico e consumo de drogas, "rachas" de carros, bebedeiras, valentia, etc.


-9 ENTRE CADA 10 HOMICÍDIOS SÃO PRATICADOS COM ARMA DE FOGO NO PAÍS.

Outro número mentiroso e que não diz nada. O ministro da justiça, Marcio Thomaz Bastos, em depoimento ao Senado em junho de 2003, afirmou que os assassinatos com uso de armas de fogo no Brasil eram 61% do total. Este percentual já é bastante alto. Porque os hoplófobos querem inflacioná-lo ainda mais? De qualquer forma, se não houvesse armas de fogo, 100% dos homicídios seriam com armas brancas e outras formas – tal como ocorria no passado. O número que importa é: Quantos desses homicídios são justificados? Quantos foram cometidos por pessoas portando arma legalmente? As duas principais causas de mortes por arma de fogo no Brasil são: A) guerra entre quadrilhas e B) embates com a polícia. Nestes dois casos, não cremos que a morte de bandidos seja prejudicial à sociedade.


-EM SÃO PAULO, QUASE 60% DOS HOMICÍDIOS SÃO COMETIDOS POR PESSOAS SEM HISTÓRICO CRIMINAL E POR MOTIVOS FÚTEIS.

Esta é uma deslavada mentira. A Secretaria de Segurança Pública de S. Paulo divulgou que apenas 5% dos homicídios são esclarecidos. Esse percentual se mantém, em média, por todo país. Logo, no máximo 60% desses 5%, ou seja, em apenas 3% dos homicídios poderíamos fazer alguma conjectura a respeito.

Mesmo assim este percentual está alto demais. Um estudo do pesquisador Bruno Paes Manso do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, (Homicidas e Homicídios: reflexões sobre a atualidade urbana de São Paulo) mostrou que 76% dos homicídios ocorridos em São Paulo são premeditados e “não apenas resultado do casamento entre discussões casuais e armas de fogo ao alcance da mão”. Este dado é consistente com o encontrado nos EUA - 75% de premeditação.

Outro estudo do professor José Pastore da USP revela que mais de 82% dos crimes esclarecidos no estado de São Paulo são cometidos por criminosos reincidentes (nos EUA este número é de 90%). Este é um número que o bom senso nos diz estar mais condizente com a realidade. Sendo 18% de 5% igual a 0,9%, este é o percentual máximo sobre o qual o Sou da Paz pode fazer considerações.

É preciso lembrar, também, que quando um menor infrator atinge a maioridade toda sua ficha penal é apagada. Um adulto com ficha limpa não quer dizer que não tenha sido um adolescente criminoso. A arma não faz o assassino assim como o hábito não faz o monge.

-NO RIO DE JANEIRO, UM EM CADA DOIS JOVENS QUE MORREM, É VITIMA DE ARMA DE FOGO.

Da forma como esse dado é apresentado, parece que todo jovem carioca que morre tem 50% de chance de morrer com um tiro. Entretanto, o livro do sociólogo Luiz Eduardo Soares, patrocinado pelo ISER (Violência e Política no Rio de Janeiro – Relume/Dumará – 1996), mostra que as principais vítimas da violência no Rio de Janeiro são jovens negros ou pardos, pobres, desempregados, analfabetos ou semi-alfabetizados e moradores de favelas. Ou seja: os jovens cooptados pelo tráfico de drogas. Portanto, essa percentagem não está uniformemente distribuída pela população. Além disso, lembramos que para poder adquirir uma arma legalmente é preciso ter mais de 25 anos, estar empregado, ter ficha limpa na polícia e ter residência fixa (e também muito dinheiro, é claro!). Em outras palavras, dificilmente uma dessas vítimas adquiriu uma arma legalmente.


-AS ARMAS DE FOGO PROVOCAM UM CUSTO AO SUS DE MAIS DE 200 MILHÕES DE REAIS.

Outro dado irrelevante. Quantas dessas vítimas internadas no SUS foram baleadas por cidadãos agindo em defesa própria? Quantos foram internados feridos pela polícia? Quantos foram vitimados por bandidos? As armas de fogo não têm vontade própria e precisam de alguém para apontar e premir o gatilho. Partindo do pressuposto que nem bandidos nem policiais serão desarmados, podemos prever que os custos do SUS continuarão altos enquanto a criminalidade no Brasil for alta - mesmo com a população ordeira desarmada. É o óbvio ululante que nos falava Nelson Rodrigues.


-A VIOLÊNCIA CONSOME 10,5% DO PIB NA AMÉRICA LATINA.

Este é um dado preocupante. Já é hora do governo tomar alguma providência concreta. Uma forma de diminuir a criminalidade sem onerar os cofres públicos, que já foi adotada por Israel, Suíça e 35 estados Norte Americanos, é facilitar o Porte de Arma regularizado para a população. Quando esta medida foi adotada no estado da Flórida (EUA), em 1987, os assassinatos caíram 40% em um único ano. A partir daí, 32 outros estados seguiram o exemplo e este número está aumentando.


-MAIS DE 80% DAS ARMAS USADAS EM CRIMES É DE FABRICAÇÃO NACIONAL.

Não podemos nos esquecer que as armas mais valiosas curiosamente “evaporam” da cena do crime até mesmo antes da chegada da polícia. Este número nada diz sobre como essas armas foram desviadas para a criminalidade, visto também, que antes de 1997, era freqüente em casas de armas a venda de armas clandestinas. Se não fabricassem armas no Brasil poderíamos então afirmar que 100% seriam estrangeiras. Imaginar que os criminosos não conseguirão obter as armas adequadas para suas atividades não passa de ilusão. Ao longo da história da humanidade diversos governos tentaram reduzir a criminalidade restringindo a posse de armas aos civis. Todas tentativas fracassaram. O último e emblemático exemplo é a Inglaterra, que restringiu severamente as armas civis em 1997 e onde a criminalidade e o número de crimes cometidos com arma de fogo, desde esta data, só faz aumentar.


-NOS EUA, PARA CADA VEZ QUE UM CIDADÃO USA ARMA DE FOGO PARA MATAR EM LEGITIMA DEFESA, HOUVE 131 CASOS DE ASSASSINATOS, SUICÍDIOS E ACIDENTES ENVOLVENDO ARMAS.

Outro número mentiroso. Mais de 15 estudos realizados nos EUA sobre o assunto mostram que os cidadãos americanos usam suas armas de fogo entre 764.000 a 3,6 milhões de vezes por ano para evitar uma violência. O trabalho mais citado pelos especialistas é o do Professor Gary Kleck (já mencionado acima), que estima esse número em cerca de 2,5 milhões de vezes por ano (quatro vezes mais que o número de armas empregadas em crimes). Desse total, em 76% dos casos não chega a ser disparado nenhum tiro, em 22% dos casos são disparados tiros de advertência ou há troca de tiros entre vítima e agressor. Em apenas 2% dos casos há vítimas, sendo que em 1% os criminosos são feridos e em 0,1% os criminosos morrem. Interessante observar que 15,6% das pessoas que reagiram com armas de fogo afirmaram que “muito provavelmente” a reação armada salvou suas vidas. (Point Blank: Guns and Violence in America - Aldine de Gruyter, 1991).


-A CHANCE DE UMA MULHER MORRER ASSASSINADA COM ARMA PELO MARIDO OU AMANTE É DUAS VEZES MAIOR DO QUE POR UM DESCONHECIDO.

A maioria dessas mortes não ocorre com arma de fogo. Os maridos matam, quase sempre, por espancamento e arma branca e as mulheres também matam maridos e amantes com armas brancas e veneno. De qualquer forma não será este um bom motivo para as mulheres adquirirem uma arma de fogo e aprenderem a atirar? É o que nos recomenda Tania Metaksa (ex-diretora da National Rifle Association dos EUA) em seu livro “Better Safe Than Sorry”. Neste livro ela nos mostra que 90% das agressões às mulheres nos EUA são cometidas por homens e em 56% dos crimes não chega a haver nem a detenção do agressor. Segundo ela, as mulheres podem e devem assumir uma postura pró-ativa para se proteger da violência. Aparentemente o conselho está sendo seguido. Segundo a revista Business Week de 02/jun/97, entre 1988 e 1997 houve um aumento de 80% no número de mulheres que praticam tiro regularmente nos EUA, já atingindo a cifra de 7,5 milhões e crescendo a taxas entre 15% a 20% ao ano. Sabemos que a mentalidade americana é diferente da brasileira - nós, os brasileiros, adoramos ser coitadinhos.


-QUEM TEM ARMA EM CASA TEM QUASE 3 VEZES MAIS CHANCES DE MORRER EM UM ASSALTO DO QUE OS QUE ESTÃO DESARMADOS.

Essa afirmativa é típica dos hoplófobos supersticiosos: a arma é o mal materializado e atrai “coisa ruim” para quem as possui. É também uma falácia lógica chamada de “afirmando o conseqüente”. A maioria das pessoas que morrem de diabetes têm insulina em casa. Portanto, não se deve ter insulina em casa para não morrer de diabetes. De qualquer forma, é bom ressaltar, que no Brasil, devido às dificuldades burocráticas e aos altos preços de armas e munições, as pessoas não treinam com suas armas, assim dificultando a ocorrência de reações bem sucedidas.

ANPCA - ARMARIA

-

Grande beijo para ti. Boa noite.

Posted by: Christopher Paul M. Stears at maio 23, 2005 09:42 PM

Essa discussão saiu dos eixos...A colocação de dados, fontes, não me fizeram concordar que manter armas de fogo em casa , é a solução, a legitima defesa, como alguem preferiu dizer.È verdade sim que pessoas que andam armadas ja se defenderam com êxito ,mas é verdade tb(não sei em numeros como o cara ali)que a maioria dessas pessoas morreram tb.Mas até chegar ai, essas armas de pessoas "idôneas", estiveram ao alcance de crianças, quantas vezes vc viu um acidente doméstico , envolvendo a morte de crianças , com disparos acidentais?Até vc com certeza ja teve a quele momento que se estivesse com uma arma na mão faria besteira...Pois entaum!!!Na minha opinião A campanha do desarmamento, não diminuirá o número de bandidos , tão pouco, acabarão os homicídios no Brasil.Simplesmente previnirá acidentes que estão por vir , por negligencia daquelas que acham que tendo uma arma em casa protegerão suas familias , quando na verdade, as armas estão oferecendo um risco bem maior ali , do que la fora ..

Posted by: Aline Mesquita at maio 23, 2005 10:25 PM

Aline Mesquita, a senhorita está agindo como uma boa antiarmas. É irrasoalvel, intransigente, e ferrenha. Ignora os fatos, a vida, as coisas e as pessoas.
Parabens

Posted by: Bertrand Augusto Pirajá at maio 24, 2005 06:29 AM

Caro Bertrand,
Não o conheço,no entando gostaria de expressar-me em relação a suas últimas palavras a meu respeito.
Ao expor meus pensamentos, procuro fazer isso da maneira mais simples, sem maiores contra-ataques aos que vão contra meus pensamentos.Tido o que disse em relação ao desarmamento são idéias, conclusões minhas, não posso nem quero convencer vc, de que estou certa ou estou errada.
No entando na sua próxima crítica a qualquer pessoa, seja mais ameno e acima de tudo coerente.

Posted by: Aline Mesquita at maio 24, 2005 08:02 PM

Aline Mesquita, ocorre que os direitos e liberdades de todos vocês antiarmas, acabam, onde os meus, assim como os de todos os pró armas começam. Como disse o amigo Christopher, possuir arma, é uma opção do cidadão. Não cabe à senhorita, e nem a nenhuma outra pessoa julgar se eu devo, ou não ter armas. Novamente como disse o Christopher: cuidem de suas vidas!
Eu não costumo tocar nesses assuntos, mas já que vem ao caso, eu lhe digo, que em todos os 22 anos que eu porto armas, eu já reagi atirando contra o meliante que me assaltava, 2 vezes. Minha esposa, 1 vez. Nenhum de nós, tem sequer um ferimento à bala. Pois então eu lhe afirmo, que minha esposa e eu, devemos as vidas de nossos filhos, e as nossas próprias vidas, às nossas armas.
O fato de uma pessoa estar armada, não a obriga a usar sua arma, se esta está em situação de inferioridade tática.
Gostaria de deixar claro que lhe julguei irrasoalvel, intransigente e ferrenha, pois, devido ao fato de que mesmo após ler tudo o que a senhorita (assim como todo “bom” antiarmas) disse que leu, “vc” ainda defende esse desrespeito, ao cidadão de bem, que é o desarmamento. COERÊNCIA ABSOLUTA!

Cuidem de suas vidas! Não se metam em que não lhes diz respeito! Deixem o cidadão de bem, que deseja possuir e portar armas legalmente em PAZ!

Ps.: Se a senhorita, ou mais alguém desejar me mandar mais alguma mensagem, peço que por favor o façam segunda-feira, quando eu voltar do feriado. Obrigado.

Posted by: Bertrand Augusto Pirajá at maio 24, 2005 08:47 PM

Possuir um arama é uma opçãod e um imbecil! Pra mim, vcs são todos neo-nazistas estupidos, que trabalham para a inustria da bala. Muia gente já morreu para manter o emprego de vcs. Idiotas! Se eu fosse o responsavel por esse blog, iria proibir que antas como o tal Robertão (esse cara gosta é de uma pistola! Tipo rídiculo) No maisacho que vcs são tudo boiolas enrustidos - bem lembrou o lance do personagem da Beleza Americana - aquele milico aposentado gay. Vcs são bestas demais...Vou dizer mais uma coisa: sabem pq a gurgel quebrou? Perguntem ao tal cristofer...hehehehe...Robertão, vc não passa de uma Roberta Close!

Posted by: Lucas at maio 24, 2005 09:00 PM

Já disse, mas no seu caso posso repetir mil vezes, visto que você necessita de cuidados especiais.Não tenho o menor intereese em te convencer de que usar armas não é a solução,só não vejo um motivo plausível pra que você, seja tão agressivo com os outros que como você, expoem o que acham.Mas uma coisa com você eu concordo.. Cada um deve cuidar de suas vidas sim , mas você tb tem que concordar que a partir do momento que você coloca suas idéias num blog certamente alguem que vá contra isso, se sentirá no dever de manifestar-se contra...
"Não concordo com nenhuma de suas palavras , mas defendo até a morte o seu direito de dize-las"
Voltaire

Posted by: Aline Mesquita at maio 24, 2005 09:26 PM

LUCAS, PORQUE VOCÊ, SE PREOCUPA TANTO COM A SEXUALIDADE DOS OUTROS!? ÉSTE NÃO É O TEMA DO DEBATE!

NA MINHA OPINIÃO, VIADO É VOCÊ!


Ps: Estou deixando o debate para o feriado.

Posted by: Mentesh Ordinanza Svitziera at maio 25, 2005 06:35 AM

mew esses baguiu de arma eu num concordo, pois o cara que anda armado pode sim se defender de algum modo contra ladrões mas esse mesmo cara pode naum estar preparado psicologicamente e numa simples briga em um bar por exemplo, ele achar que, só pq tem uma arma , ele é superior e talvez assim pode acabar matando uma pessoa por uma simples briga... isso naum é certo... pois andar armado num é bom e se fosse deus teria feito pessoas com armas naturais para se defenderem... gostaria de saber o q vc me fala disso senhor Sandino
Obs: eu tenhu apenas 14 anos mas mesmo assim dei minha opnião... e concordo com Cristopher

Posted by: Davidson at agosto 10, 2005 10:42 PM

Prezado Davidson,

Primeiramente eu gostaria de dizer que admiro muito o seu interesse no assunto, e acho muito sadio que adolescentes como você se interessem pelos problemas que o país enfrenta atualmente, pois vocês são o futuro da nação.

É importante ressaltar a grande diferença entre ARMA ILEGAL (Não se sabe exatamente quantas são, onde estão, o que são, de onde vêm, com quem estão...), e ARMA REGISTRADA (Da qual o proprietário certamente teve que comprovar residência, fonte de renda, ficha limpa, capacidade psíquica, capacidade técnica... e que corre o risco de ser desarmado).

Você citou o problema dos crimes passionais (crimes de raiva, de momento...: brigas de transito, discussões, etc.), pois bem: todos os proprietários de armas de fogo REGISTRADAS (que serão os únicos a serem realmente desarmados) anteriormente à concessão do registro, tem que, entre outras coisas, passar por um rigoroso exame psicotécnico. É justamente por isso, que os crimes passionais cometidos com armas de fogo REGISTRADAS, praticamente, não existem.

Quando é uma questão séria como essa que está em discussão, opinião não é argumento. O único argumento coerente, é a VERDADE (comprovada por fatos históricos, e dados estatísticos), doa a quem doer. Por isso, tenha cuidado para que o seu cerebro não seja "lavado", pelos anti-armas, que apelam para o sentimentalismo, e para as estatisticas falsas.

“Não se pode confiar em um governo que não confia em seus cidadãos armados”

A posse de armas é uma OPÇÃO do cidadão. Não abra mão desse direito. No referendo vote NÃO.

Saudações

Posted by: Christopher Paul M. Stears at agosto 11, 2005 02:41 PM

diabetic insulin diabetic supplies american diabetes association diabetes diet diabetic diet insulin pumps juvenile diabetes symptoms of diabetes diabetes equipment glucose meter syringes lifescan http://www.diabetic-care-supplies.com

Posted by: diabetic supplies at setembro 14, 2005 08:10 AM

Prezados senhores, visto que discutem de forma tão ferrenha e com argumentos tão complexos gostaria de expor um simples fato que tem me incomodado:

Se apenas cerca de 5% dos brasileiros possuem armas de fogo e visto que essa porcentagem inclui armas sem registro que por definição já pertencem a bandidos que pouco se importam com a legislação vigente, quantas armas de fato serão retiradas de quem as mantêm legalmente? Mas acima de tudo essas pessoas são uma ameaça para a sociedade, além disso, os gastos exacerbados do nosso dinheiro parecem ter um propósito mais especifico do que o bem comum.

Quanto as estatísticas...
Isso será como em uma eleição, e como sempre os candidatos tem os números a seu favor, todo mundo já ganhou segundo essas pesquisas promiscuas.

Quem puder me esclarecer esses números gostaria que os exponha aqui, ou me envie por email.

Grato.

Posted by: Yosashi at setembro 15, 2005 01:27 PM

Prezado Yosashi,

Concordo plenamente que as estatísticas de que dispomos não são confiáveis. De ambos os lados, inventa-se muita balela.

Eu pessoalmente creio que os números sobre esse assunto que merecem maior credibilidade, são aqueles obtidos por uma pesquisa realizada pelo Ministério Publico Militar Federal, em janeiro deste ano, que comprovam a existência em circulação no Brasil, de mais de 20 milhões de armamentos ilegais (das quais dispõem-se os bandidos), em contraposição a apenas 2 milhões de armamentos registrados (cujos proprietários tiveram que comprovar residência, fonte de renda, capacidade técnica, capacidade psíquica...).

O referendo de 23 de outubro, não visa desarmar a população (ainda), mas sim proibir o comércio legal de armas de fogo e munição em todo o território nacional.
A partir daí, reina a clandestinidade (ou seja: o trafico).

Os únicos a serem diretamente afetados pela proibição, serão os cidadãos que possuem armas de fogo registradas individualmente (representando um total de aproximadamente 1,1 milhões de armas).
Nem colecionadores/atiradores (detentores de CR – Certificado de Registro para Posse Irrestrita de Armas de Fogo), nem políticos, e muito menos criminosos, serão afetados pela proibição.

Eu mesmo, que tenho 24 anos, não serei afetado pela proibição, pois em 2002 (antes do Estatuto do Desarmamento entrar em vigor), eu tirei o meu CR.

Os motivos pelos quais eu exerço posição contraria ao desarmamento (ou qualquer outra coisa relacionada), são simplesmente porque:
1-Dos onze desarmamentos ocorridos nos últimos 100 anos, 10 foram desastrosos.
2-O direito à legitima defesa, é natural de todo ser humano (e na atualidade, o único instrumento que pode constituir esse direito, é a arma de fogo).
3-Dos cinco países mais pacíficos do mundo segundo a ONU, três estão entre os dez mais armados.
4-Quanto maior é o numero de armas nas mãos do povo, mais frágil será a oligarquia.
5-Eu defendo de forma ferrenha os direitos e as liberdades individuais.
6-O desarmamento no Brasil, tem o apoio explicito das FARC.
7-O estatuto do desarmamento, eminentemente foi aprovado pelo MENSALÃO.
8-Não se pode confiar em um governo que não confia em seus cidadãos armados.
9-Uma arma na mão, é melhor do que um policial ao telefone.
10-Bandidos só entendem um tipo de argumento: BALA!

Por tudo isso, e muito mais, não tenha duvida:
NO REFERENDO DE 23 DE OUTUBRO, VOTE 1! VOTE NÃO!

Posted by: Christopher Stears at setembro 21, 2005 08:57 PM

Bom dia, senhores.

Com tudo isso que li, ainda está complicado decidir o que fazer no dia 23. Se as pesquisas do ibope são coerentes, eu ainda

faço parte daquela parcela de indecisos, mas tenho sérias intenções de mudar este quadro até lá (não quero ser um "voto

nulo" no primeiro referendo do Brasil).

Está bem difícil separar o joio do trigo, porque de ambos os lados vejo uma série de argumentos egoístas - frutos de uma

visão torpe de curto prazo - misturados aos que realmente interessam.

Eu estudei estatística e sei como é fácil manipular a verdade mostrando interesses parciais. Por este motivo, um indivíduo

indeciso que olhe apenas para os números apresentados por um dos lados se sente imediatamente inclinado a concordar com a

visão apresentada.

Gostaria muito que alguém ao menos tentasse apresentar uma visão imparcial dos prós e contras (sem números), de preferência com uma visão de longo prazo, que beneficie os nossos netos e não apenas a nós mesmos. Afinal, todos sabemos que essas grandes mudanças não ocorrem do dia pra noite, mas levam várias décadas.

Por fim, agradeço àqueles que se dispõem a escrever suas opiniões neste debate e contribuir para o esclarecimento e formação de opinião dos leitores.

Posted by: Iury Lazoski at outubro 3, 2005 10:50 AM

Prezado Iury Lazoski,

Bem, eu creio que seja do conhecimento de todos que freqüentam esse blog, que eu exerço posição contrária a tudo que possa estar relacionado ao desarmamento civil.

Vamos lá:

Em primeiro lugar, é necessário que se diferencie duas coisas:

Armas de fogo LEGAIS – Para as quais os proprietários tiveram que comprovar residência, fonte de renda, ficha criminal limpa, capacidade técnica, capacidade psíquica, além de desembolsar em torno de R$1.500,00 para documentação.
Em caso de denúncia de negligência quanto ao manejo e armazenamento de armas de fogo LEGAIS, após a apuração, o registro é cassado e a arma, apreendida.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério Público Militar Federal, as armas LEGAIS, somam menos de 2 milhões.
Tendo o proprietário passado por todos esses exames, exigências e todo esse tramite burocrático, obviamente não são as armas LEGAIS, as envolvidas nos acidentes com armas de fogo, e os nossos tão sobejamente conhecidos crimes passionais (brigas de transito, discussões...).
As pessoas que tem CR de colecionador/atirador (Certificado de Registro para Posse Irrestrita de Armas de Fogo) não serão afetadas pela proibição do comércio de armas de fogo e munição. (A ANPCA estima que dos 2 milhões de armas LEGAIS, 900 mil, estejam em mapas de CR.)
Os únicos a serem afetados pela proibição, serão os proprietários de em torno de 1,1 milhões de armas individualmente registradas.
OBS.: Só se passou a fazer todas essas exigências a partir de 1997, e registros anteriores à esta data, que não foram renovados, são inválidos.


Armas de fogo ILEGAIS – São as armas cujos proprietários não tiveram que se submeter a nenhuma exigência legal para a sua aquisição.
Não se sabe exatamente quantas são, o que são, com quem estão, onde estão, de onde vem...
O Brasil, devido a nossas vastas fronteiras, não tem infra-estrutura para deter o trafico (comercio ILEGAL) de armas de fogo e munição.
Segundo a pesquisa do Ministério Público Militar Federal, as armas ILEGAIS, em circulação no Brasil, são mais de 20 milhões.
Grande parte de nossas armas ILEGAIS, são de fabricação nacional. Isso acontece pois o Paraguai compra muitas de nossas armas, e como lá não existe regulamentação quanto ao uso de armas, grande parte delas são contrabandeadas de volta para o Brasil, na condição de armas ILEGAIS.

O SUS registrou 39 mil mortes por arma de fogo em 2003. Considerando que o Brasil (que tem apenas 2 milhões de armas LEGAIS) tem em torno de 180 milhões de habitantes, se nós calcularmos, chegaremos à conclusão de que a taxa de homicídio é de, em torno 216 por grupo de um milhão de habitantes.

Já a Suíça, que tem 43 milhões de armas de fogo LEGAIS, de acordo com uma pesquisa realizada pelo criminologista Martim Kilias, tem uma taxa de homicídio de 1,5 por grupo de um milhão de habitantes.
Ou seja:
O número de armas LEGAIS, não tem ligação com a taxa de mortes por arma de fogo.

É fato comum e notório, que a grande maioria dos desarmamentos ocorridos no último século foram implantados por tiranos (Hitler, Mao Tse-Tung, Pol Pot, Stalin, Fidel Castro...), que visavam dissolver a soberania do povo diante de seus regimes ditatoriais.

-As fontes dos números estão todas aí, confira pessoalmente se quiser.-

D E S A R M A M E N T O É E N X U G A R G E L O !


A posse de armas é uma OPÇÃO do cidadão.
Se você não possui armas, a OPÇÃO é sua.
Não abra mão desse direito.
No referendo de 23 de outubro,
Vote certo!
Vote cidadão!
Vote 1!
Vote NÃO!

Posted by: Christopher Stears at outubro 5, 2005 08:20 PM

Você me parece mais um dos marketeiros. Como eu disse anteriormente, eu não presto atenção aos números porque ambos os lados sabem informar apenas aquilo que lhe interessa em questão de estatísticas.

Os argumentos de ambas as bases que interessam, no curto prazo:
NÃO:
1 "O número de crimes passionais, acidentes e mortes na rua causados por armas de fogo na mão de civis não sofrerá um grande impacto com a proibição pois, como disse o Christopher, muitos desses crimes já são causados por armas ilegais (para estes, nada muda)."
2 "O desarmamento causou impacto no número destes mesmos crimes porque desarmou aqueles que VOLUNTARIAMENTE quiseram entregar suas armas (oferecer a opção de entregar sua arma é bem diferente de proibir a venda)."
SIM:
3 "Os bandidos não são assim tão estúpidos e não vão simplesmente sair assaltando todo mundo porque, como os argumentos acima já mostram, muitos civis ainda vão continuar de posse de suas armas ilegais (que não sabemos nem ao certo quantas são) e eles continuam correndo o risco de serem surpreendidos por uma vítima armada. A bem da verdade, os que entregam as armas são na maioria aqueles que não sabem ou não tem coragem de usá-la."
4 "A parcela de cidadãos que dependem da arma é muito pequena face as mortes de arma de fogo por ano e não deve influenciar, sequer de longe, a decisão no dia do referendo. Nós seres humanos estamos acostumados a nos adaptar as mudanças. As vezes relutamos um pouco, mas sempre existe uma maneira de resolver cada caso."

Já é notório para os leitores que, na minha opinião, pouca coisa muda no curto prazo com a proibição de armas.

Fica a pergunta que realmente importa: se a proibição emplacar, como estará o Brasil daqui a 20 anos?

1 Em uma ditadura do governo oficial.
2 Em uma ditadura do governo paralelo (traficantes).
3 Como uma nação onde as crianças já conseguem pensar em armas como algo que só se ve em filmes (alguns apenas) e que não causa grande preocupação. Sequer saberão que um dia existiu um referendo a esse respeito que mudou a história do país.

Sintam-se a vontade em criticar, discutir, debater, posicionar de forma diferente, tudo, é claro, dentro dos limites impostos pelo criador do blog.

Posted by: Iury Lazoski at outubro 7, 2005 12:28 PM

Post a comment




Remember Me?