« Desde que o samba é samba é assim... | Main | The music is not over »

junho 27, 2005

Armas mataram mais 550 mil no Brasil em 24 anos, diz Unesco

Mais de 550 mil pessoas morreram vítimas de disparos de armas de fogo no Brasil entre 1979 e 2003, num ritmo crescente e constante, mostrou um estudo divulgado na segunda-feira pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura.
O levantamento foi entregue em Brasília ao presidente do Senado, Renan Calheiros, como parte da pressão que tanto a Unesco quanto entidades sociais fazem sobre o Congresso para que seja votada a convocação do plebiscito sobre o desarmamento. No referendo, os eleitores se pronunciariam sobre a proposta de proibir a comercialização de armas. "O ritmo do crescimento das mortes por armas de fogo no Brasil é infernal", informa o relatório, intitulado "Mortes Matadas". Segundo o estudo, nesses 24 anos, as vítimas de armas de fogo cresceram 461,8%, enquanto a população do país cresceu apenas 51,8%.
Em 1979, as mortes por arma de fogo representavam 1% do total de óbitos do país e passaram para 3,9% em 2003.
Os números mostram que a parcela da população que mais sofre com a propagação do uso das armas de fogo é a dos jovens, entre 15 e 24 anos de idade. Das 550 mil mortes provocadas por disparos de armas de fogo, 206 mil foram de vítimas dessa faixa etária. "Entre os jovens a taxa de mortes por armas de fogo aumentou de 7,9% (1979) para 34,4% (2003)", segundo o documento da Unesco, encomendado pelo próprio Senado e pelo Ministério da Justiça.
Só em 2003, mais de 39 mil pessoas morreram no país vítimas de homicídios, acidentes ou suicídios envolvendo armas de fogo. O número supera taxas registradas em muitos países que estão em guerra.
Considerando o conjunto todo da população brasileira, as armas de fogo são a terceira causa de morte, atrás das doenças cardiovasculares e das cerebrovasculares.
Mas, entre os jovens, as armas são a principal causa de morte, seguida dos acidentes automobilísticos.
O representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, disse à Reuters que o estudo "é um diagnóstico que mostra que há uma necessidade urgente de fazer um plebiscito e de controlar a grave situação quanto às mortes por armas de fogo".
O governo federal lançou no ano passado uma campanha para que a população troque armas por dinheiro. A iniciativa culminaria em outubro, com o plebiscito. Os eleitores responderiam sim ou não a uma única pergunta: "Deve-se proibir no Brasil o comércio de armas de fogo e munições?"
Werthein disse que esta semana é decisiva para a votação da convocação, já que em julho o Congresso entra em recesso, e restará pouco tempo para organizar o plebiscito na data prevista.
O representante da Unesco disse também que há um "forte lobby da indústria de armas contra a convocação do referendo", mas garantiu que "a grande maioria dos parlamentares está a favor da convocação".
O estudo da Unesco traz dados divulgados recentemente indicando Venezuela e Brasil como os países, entre 57 nações, que registram as maiores taxas de morte por arma de fogo.

Posted by Sandino at junho 27, 2005 07:29 PM

Comments

A pergunta que não quer calar:

QUANTAS DESSAS MORTES FORAM "CAUSADAS" POR ARMAS DE FOGO REGISTRADAS?

Posted by: Mentesh Ordinanza Svitziera at junho 29, 2005 09:41 AM

É sempre assim: falam em mortes e mais mortes, falam em armas como se fossem demoniacas mas se ESQUECEM DE DIZER ou desviam propositalmente o assunto quando se pergunta : QUANTAS VIDAS FORAM SALVAS EM FUNÇÃO DAS ARMAS? "Eta hoplofobia arretada"!! Se as armas causam tantas desgraças assim PORQUE NÃO TIRAM AS ARMAS DA POLICIA TAMBEM???????? PORQUE A REDE GLOBO NÃO SE DESARMA PRIMEIRO E DÁ O EXEMPLO? Já que ela promove tanto o desarmamento? porque não param de apresentar programas e filmes violentos na TV exibindo armas de fogo e disparos pra todo lado? "Eta Hipocrisia arretada"!! PORQUE SÓ QUEREM DESARMAR O POVO SÁBIO E FORMADOR DE OPINIÃO? "EPAAAA!!! AÍ TEM......"!!!

Posted by: José Carlos at julho 2, 2005 10:23 PM

VEJA (Seção Contexto) - Edição 1912 - 06/07/2005

O referendo sobre a comercialização de armas no Brasil deve ser adiado para 2006. Isso porque os deputados ainda não decidiram qual a pergunta a ser feita à população. Os defensores da proibição dizem que ela trará uma diminuição do número de homicídios. Especialistas, no entanto, acreditam que a medida terá poucos efeitos, já que a maioria esmagadora desses crimes no Brasil é cometida com armas roubadas ou contrabandeadas e ilegais . Além disso, as estatísticas mostram que não há relação alguma entre as taxas de homicídios e a de residências com posse de armas de fogo .


(A)PAÍS - (B)HOMICÍDIOS ( taxa por 100 mil habitantes) - (C)RESIDÊNCIAS COM ARMAS DE FOGO em %


A B C%

1º) BRASIL - 27 - 3,5%
2º) Estados Unidos - 6 - 52%
3º) Canadá - 3 - 30%
4º) Itália - 2 - 17%
5º) França - 1,5 - 24,5%
6º) Suécia - 1,5 - 15%
7º) Suíça - 1 - 35%

Posted by: Jose Carlos at julho 2, 2005 10:57 PM

VEJA (Seção Contexto) - Edição 1912 - 06/07/2005

O referendo sobre a comercialização de armas no Brasil deve ser adiado para 2006. Isso porque os deputados ainda não decidiram qual a pergunta a ser feita à população. Os defensores da proibição dizem que ela trará uma diminuição do número de homicídios. Especialistas, no entanto, acreditam que a medida terá poucos efeitos, já que a maioria esmagadora desses crimes no Brasil é cometida com armas roubadas ou contrabandeadas e ilegais . Além disso, as estatísticas mostram que não há relação alguma entre as taxas de homicídios e a de residências com posse de armas de fogo .


(A)PAÍS - (B)HOMICÍDIOS ( taxa por 100 mil habitantes) - (C)RESIDÊNCIAS COM ARMAS DE FOGO em %


A B C%

1º) BRASIL - 27 - 3,5%
2º) Estados Unidos - 6 - 52%
3º) Canadá - 3 - 30%
4º) Itália - 2 - 17%
5º) França - 1,5 - 24,5%
6º) Suécia - 1,5 - 15%
7º) Suíça - 1 - 35%

Posted by: Jose Carlos at julho 2, 2005 10:57 PM

DOIDIVANAS ESTERICAS E MALUCAS.....VÃO SE FERRAR COM SUAS POMBAS DA PAZ...EU FICO COM MEU TRES OITÃO..

Posted by: ROBERT at julho 2, 2005 11:13 PM

... e quando começaram as perseguições e o autoritarismo explícito, ninguém pôde fazer nada. Estavam todos desarmados !

Não se iluda, brasileiro ! Não é desarmando o cidadão de bem que haverá paz nas ruas.

Deve-se, sim, desarmar o ladrão, que não cumpre, uma sequer, exigência legal para obter uma arma e a utiliza para fins ilícitos !

O governo está desviando a nossa atenção diante de seu descaso para com a nossa segurança pública e nossa justiça.

DIGA NÃO AO DESARMAMENTO CIVIL !

Vamos lutar por nosso direito de auto-defesa e não somente baixar a cabeça e sermos signatários de um governor autoritário, que somente governa por Medidas Provisórias que chegam ao cúmulo do absurdo !

DEFENDA SEU DIREITO À LEGÍTIMA DEFESA !

acordacidadao.com

Posted by: Onyx Gabassi de Toledo at julho 7, 2005 09:38 AM

SE A PROIBIÇÃO FOR APROVADA NESSE MALDITO REFERENDO, NÓS, OS CIDADÃOS DE BEM, ESTAREMOS FODIDOS. EU CREIO QUE SEGUINDO A PROIBIÇÃO (SE APROVADA), VIRÁ O CONFISCO. AÍ SERÁ ANARQUIA TOTAL. BARBARIE!
FODA-SE O DESARMAMENTO!
FODAM-SE OS HOPLOFOBOS!
FODA-SE O SOU DA PAZ!
FODA-SE A GLOBO!
FODA-SE O PT!

VIVA AS ARMAS!

Posted by: ROBERVAL ALVARENGA at julho 8, 2005 09:30 PM

ESTÁ NA HORA DO CIDADÃO DE BEM ACORDAR E REAGIR CONTRA OS DESMANDOS E IMPOSIÇÕES DESTE GOVERNO DESGRAÇADO:

Hoje invadem a Schincariol e prendem o dono dela enquanto o mesmo ainda dormia em sua propria cama. Depois INVADEM A DASLU numa operação claramente ostensiva colocando 150 BRUTA MONTES ARMADOS ATÉ OS DENTES COM ARMAS LONGAS DE GUERRA, FUZIS E CARABINAS COM CARREGADORES NA CINTURA, GRANADAS, BOMBAS DE EFEITO MORAL E TUDO O MAIS, para prenderem uma simples senhora da alta sociedade SUPOSTAMENTE SONEGADORA MAS QUE NEM A JUSTIÇA AINDA PROVOU ISTO. PURA INVEJA: ESTA GENTE TEM INVEJA DE RICOS E BEM SUCEDIDOS...POR ISSO A NEFASTA GLOBO SE ASSOCIOU AOS MACACOS DA "GESTAPO" OU "KGB" TUPINIQUIM PARA DESARMAR O CIDADÃO DE BEM COM ESTAS DESCULPAS ESFARRAPADAS. Até um tempo atras, para ganhar a opinião publica estes macacos diziam que o desarmamento traria paz e tranquilidade e que a criminalidade diminuiria. LEDO ENGANO. A MERDA FOI APROVADA E NINGUEM MAIS COMPRA OU VENDE ARMAS LEGAIS NESTE PAIS E A BANDIDAGEM CONTINUA SOLTA. Portanto, não caia nesta armadilha e vote "NÃO" NO PLEBISCITO. Não deixe que proibam o já combalido e fraquissimo e quase já extinto COMERCIO LEGAL de armas no país. EU DESAFIO QUALQUER ANTIARMAS IDIOTA A ME MOSTRAR QUANTAS LOJAS DE ARMAS AINDA EXISTEM NESTE PAIS. A arma que voce entrega hoje poderá lhe fazer falta amanhã. BOICOTE ESTA REDE NEFASTA DE TELEVISÃO CHAMADA GLOBO. Estes desgraçados estão por traz de tudo isto. NÃO ASSISTA MAIS A PROGRAMAÇÃO DESTES DOIDIVANAS, destas prostitutas desgarradas que aparecem na televisão falando merda. Dizem que 550 mil morreram no Brasil em 24 anos por armas, E NO MUNDO ENTÃO? mais de 100 milhoes de pessoas morreram no seculo passado vitimas de assassinos com armas de fogo. vão desarmar o mundo tambem??? hahahaahah QUE BELA PIADA. falam de uma tal maneira COMO SE ARMAS FOSSEM SERES VIVOS PROVIDOS DE VONTADE E INTELIGENCIA E MOBILIDADE PROPRIOS PARA PRATICAREM DELITOS. Voce alguma vez já viu uma arma criar pernas e sair por ai disparando em todo mundo???? Ora VÃO PENTEAR MACACOS SEUS DESARMAMENTISTAS DE UMA FIGA.....O sujeito que tiver intenção de matar alguem, na ausencia de uma arma de fogo o fará em qualquer circunstancia, com facas, paus ,pedras, machados e até com os dentes na ausencia destes. A INTENÇÃO DO DESARMAMENTO É OUTRA AMIGOS. Hoje entram na Schincariol, depois entram na Daslu, AMANHA ESTARÃO ENTRANDO NA SUA CASA AMIGO....Voce formador de opinião e brasileiro que ama seu pais TEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE INSTRUIR AS PESSOAS QUE VOTARÃO NESTA PORCARIA EM OUTUBRO. E PARA A REDE GLOBO E OS DESARMAMENTISTAS DE PLANTAO EU DIGO: "ENTREGUEM SUAS ARMAS E ADOTEM UM BANDIDO".

Posted by: REINALDO at julho 19, 2005 12:14 AM

Convocação de um cidadão disposto a lutar
Mensagem : Nada mais inútil e sem beira do que as marchas pela paz e pela não violência em nosso pais; os bandidos soltam imensas gargalhadas quando, pela televisão, vêem aqueles jovens, mulheres, e crianças, de lencinhos brancos e bandeiras com frases pedantes e inofensiva do tipo: “ tudo pela paz, diga não a violência, a sociedade quer sossego, respeite o direito dos outros, a vida é paz, curta a paz” etc.

É como se os leões junto com os tigres, ficassem olhando uma passeata de gazelas gordinhas e apetitosas, dizendo para o leão ir buscar sua comida em outro continente, respeitando o sagrado direito delas pastarem tranqüilamente nas savanas africanas.

Os E.U.A., sempre souberam que para defender suas famílias qual o caminho a seguir. Nunca aceitaram ameaças, o exemplo do Bim Ladem é típico. No reino da democracia, a pena de morte é a excelência na resposta. O bandido atacou o troco vem pesado, sanguinolento, radical e permanente!

Com toda a certeza, apesar do imenso ódio dos terroristas contra o povo americano, eles vão remoer furiosos este ódio dentro de si mesmos, antes de uma nova investida, pesarão as conseqüências, com o justificado temor de uma represália ainda mais violenta. Essa é a regra do mundo, escancarada pela democracia americana, quer queiramos ou não. Bandido não quer paz no Brasil. Ele não entende esta linguagem. Está tão deteriorado, moral e espiritualmente , que sua capacidade de ver o lado bom da vida está irremediavelmente perdida. Não existem frases, passeatas, campanhas, conselhos, comissão de direitos humanos, religiosos, prisões e outros paliativos que possam concertar, em nível aceitável, o imenso abismo que se formou entre os bandidos e a sociedade.

Sabemos que as causas da bandidagem são muitas e não são de hoje. Sabemos que as elites têm enorme culpa neste estado de coisas, que os políticos também contribuíram muito para formação deste “Estado criminoso” paralelo; que a própria sociedade em sua omissão secular, também deu sua mãozinha para que esse câncer social desenvolvesse e a agredisse.

Mas agora não é hora de salgar a carne podre e nem de escutar conto de fadas. O momento é de GUERRA; guerra entre brasileiros, guerra suja e fatal! Ou nós ou eles. Milhares de brasileiros inocentes estão morrendo diariamente, numa sangueira infernal e dantesca. Bandido não quer paz, quer aventura, dinheiro abundante, vida fácil, passar por cima dos outros, seqüestrar, matar e destruir. Contra eles só um poder mais arrasador do que o deles. A hora é de irmos à guerra. Toda a sociedade contra eles numa batalha fatal e sem misericórdia. Em outubro de 2005, vote "NÃO" no plebiscito. Diga sim à venda de armas no Brasil e "NÃO" à proibição de sua comercialização, deixe que cada cidadão possa contribuir para a sua segurança e a de terceiros. A sociedade e as autoridades constituídas juntas podem combater os crimes. Bandido bom é bandido morto. NÃO contra à venda de armas, sim à defesa de sua família, sim à uma sociedade livre dos criminosos.

Tire uma cópia desta mensagem e distribua com seus amigos e parentes, tente convencê-los de que precisamos nos defender e ter uma arma contribui para sua segurança! Não faça como a piada do Português que ao chegar em casa viu a esposa fazendo amor com outro homem no sofá da sala e para que o fato não se repetisse mais, ele no outro dia vendeu o sofá. Não é proibindo a venda de armas legalizadas no Brasil que se acaba com os marginais; mas com certeza, tendo uma arma por perto para se defender, o bandido vai pensar duas vezes antes de lhe atacar. Lembre-se que a sua segurança amanhã vai depender do seu voto em outubro. aperte o botão da urna "NÃO" À PROIBIÇÃO DA VENDA DE ARMAS (legais é claro pois as ilegais continuarão nas maos de criminosos) NO BRASIL!!!



Posted by: anonimus at julho 19, 2005 01:48 PM

Levantamento sobre armas de fogo (Dados estatisticos cientificos e verdadeiros)

É do perito em armas de fogo Henrique Nogueira o livro “O Direito de Ter e Portar Armas - Recuse ser uma vítima”, lançado pela Editora Metrópole. No trabalho, o autor critica e derruba as teses de que um cidadão de bem não pode ter armas em casa ou portá-las para sua defesa.

A obra retrata, por exemplo, momentos da campanha apoiada pela Rede Globo, quando lembra que muitos artistas e celebridades prestam depoimentos a favor do desarmamento nacional, mas também se destacam pela simpatia ao uso indiscriminado das drogas,(que de certo modo ajuda a financiar quadrilhas e o crime organizado do narcotrafico e trafico de armas) Ou quando as estatísticas revelam números sinistros envolvendo o uso de armas de fogo.

Nogueira rebate também as estimativas divulgadas pelo "Instituto Sou da Paz", que apontam 45 mil pessoas mortas por armas de fogo anualmente. A crítica ao índice questiona que o mesmo não especifica quantos mortos eram marginais assassinados por marginais em disputas de quadrilhas, quantos eram policiais assassinados por criminosos, quantos eram bandidos mortos em confrontos com a polícia, quantos eram cidadãos assassinados por criminosos, quantos eram criminosos que morreram quando o cidadão reagiu, quantos eram vítimas de acidentes com armas e quantos eram cidadãos assassinados por outros cidadãos.

O autor lembra ainda a edição do programa Globo Repórter em que um detento “orienta” os cidadãos a não reagir e não olhar nos olhos do bandido no momento de um assalto. Perguntado se já fora assaltado, o entrevistado disse que fora uma única vez, “porque, na ocasião, estava sem a sua pistola 45, que costumava portar sempre”.


Veja alguns dados estatísticos que o livro apresenta:

- 88% dos marginais obtêm armas de fogo, apesar de toda e qualquer restrição legal ou policiamento;

- 74% dos bandidos afirmaram evitar entrar em residências onde sabiam haver alguém armado;

- 57% dos bandidos encarcerados declararam temer mais um cidadão armado que um policial;

- 56% dos criminosos declararam não abordar vítimas que eles suspeitem portar alguma arma;

- 40% afirmaram já ter desistido de algum crime por desconfiar que a vítima estava armada;

- 34% disseram que o seu maior medo é levar um tiro da vítima ou da polícia;

- 44% das agressões no Brasil são cometidas por tapas, socos e chutes;

- 18,5% são cometidas com facas, facões, punhais e lâminas;

- 14,8%, com o emprego de paus, pedras, correntes e porretes;

- 14,8%, com o uso de armas de fogo;

- 7,5%, com outros meios de agressões.


O Direito de Ter e Portar Armas – Recuse ser uma vítima, Editora Metrópole, 128 páginas.

Para adquirir o livro:

Livraria do Advogado
Pomar Editorial - ou pelo (51) 3315.1916, com Rosi

Distribuidora RC - (51) 3225.0461/ 3023.5998/ 3023.5464

Posted by: amarildo soares de almeida at julho 27, 2005 06:17 PM

Por que nao desarmar o filho da puta do ladrao ou por que nao colocar na cadeia os filhos da putas corruptos que fazem do nosso pais esta perfeita merda onde o cidadao de bem vai para cadeia e o bandido fica nas ruas aterrorizando ate a policia por que nao colocam a policia fortemente armada para invadir a casa dos deputados vagabundos que matam milhoes de pessoas a cada desivio de verba cometido por que nao deixem de serem ipocritas estes idiotas que defendem o desarmamento como uma conquista benefica a sociedade por que este bando de macaco nao procura um jeito de resolver o anafalbetismo e mortandade por falta de hospitais pois uma sociedade sadia inteligente e com condicoes de vida melhor automaticamente podera andar as ruas armada e nao sentiram vontade de usar suas armas as mortes sao reflexo da desigualdade social por que enquanto um bando de vagabundo de colarinho branco fica gozando do dinheiro publico o cidadao tem que mendingar ralar por um salario minimo que nao da nem para ele viver sozinho neste pais filho da puta quem dira criar e educar uma familia ,o brasileiro e guerreiro e este pais so ta de pe por que nos nunca desistimos vamos vatar nao ao desarmamento e votar nao a corrupcao vamos levantar a bandeira para acabar com a desigaldade social que esta sim e uma importante conquista , Lula eu votei em voce e me sinto envergonhado mostre a populacao o respeito que ela merece e prove que voce e digno e que nos nao jogamos fora nosso voto

Posted by: wellington at agosto 10, 2005 03:31 PM

isso e uma pouca vergonha que eles fiquem sem armas pois eu sempre terei a minha na bolssa

Posted by: giselle affonso at setembro 7, 2005 05:16 PM

Pois bem, e quantas dessas armas eram portadas por cidadãos?
E quantos deles tinham licença para o porte dessas armas?
É ridículo pensar que a proibição da venda de armas de fogo vai diminuir o número de mortes pelas mesmas.
A começar que quem tem arma hoje em dia no Brasil é ou ladrão ou policial, além de uma pequena parcela da população que obviamente não se importou em adquirir a licença, muito cara e muito demorada.
Num país aonde não se consegue o que comer não se pode escrever, por isso tirando da população as armas o governo estaria sufocanda a única, mesmo que mínima, possibilidade de revolução e ação direta do povo, já que não há revolução cultural num país sem cultura. Além do mais, estaríamos criando uma nova modalidade de tráfico, e nos condenando a vincular toda e qualquer ação armada ao tráfico.

Posted by: Nina at outubro 4, 2005 10:35 PM

Não defendo o porte de armas como proteção pessoal, principalmente porque só uma ínfima parcela tem acesso legal a isso, mas não acredito que seja democrático, já que assim nos chamamos, a rpoibição.
Só é um direito se for para todos, e portanto digo NÃO.

Posted by: Nina(cont.) at outubro 4, 2005 10:37 PM

Post a comment




Remember Me?