« | Main | "Mississipi em Chamas" : Um filme contra a impunidade »
junho 21, 2005
Todo patrimônio cultural do Iraque é inscrito em lista de monumentos mundiais em perigo
O Fundo Mundial para os Monumentos (WMF, na sigla em inglês), uma organização com sede em Nova York, que defende o patrimônio arquitetônico mundial, inscreveu todo o Iraque em sua lista mais recente de 100 monumentos em risco, publicada a cada dois anos. "Toda a herança cultural" do Iraque foi inscrita de uma só vez no registro de 2006 do WMF, que inclui monumentos de 55 países dos cinco continentes e da Antártica.
O presidente da organização, Bonnie Burnham, declarou nesta terça-feira que é a primeira vez que um país inteiro consta da lista. "Tudo o que é cultural no Iraque está ameaçado", destacou.
O WMF lembra os danos e ameaças derivados da guerra com o Irã (1980-1988), da invasão americana (iniciada no início de 2003) e da resistência contra a ocupação em locais de grande valor histórico, como a Babilônia, a capital assíria de Nineveh ou o minarete de Samarra (do século IX). "Outros locais antigos de igual importância, sobretudo no sul, são arrasados por ladrões que trabalham noite e dia para alimentar o mercado internacional de arte, ávido por antigüidades", destacou o WMF.
Posted by Sandino at junho 21, 2005 09:02 PM