« A verdadeira Mary Pop | Main | Laranja Mecânica: uma obra definitiva »

agosto 10, 2005

Notícias de Guantánamo

A base naval dos Estados Unidos no território cubano de Guantánamo continua preocupando os defensores dos direitos humanos. Agora, os presos afegãos, detidos em Guantánamo e extraditados para seu país, correm o risco de sofrer torturas, maus tratos e abusos contra os direitos humanos. É que o Governo dos EUA fez um acordo com o Governo do Afeganistão, e o mesmo pode ser feito com o Iêmen e a Arábia Saudita.
Isto, para a Anistia Internacional, é arriscado pois, obrigados a voltar para seus países de origem, podem correr perigo. O próprio Departamento de Estado estadunidense tem informado sobre graves violações de direitos humanos nos três países para onde pensa extraditar detidos.
O informe sobre o Afeganistão (Report for Afghanistan), do Departamento de Estado estadunidense, para 2004, informou que, neste país, os presos são agredidos, torturados ou não recebem uma alimentação adequada. A tortura e os maus tratos são práticas comuns na Arábia Saudita, como as duras condições de reclusão e a detenção indefinidas sem sentenças, nem julgamentos. A detenção arbitrária e a reclusão sem sentenças, nem julgamento, em relação à "guerra contra o terror", é, há muito tempo, um motivo de preocupação com o Iêmen, da mesma forma que as condições de detenção.
Segundo um informe da Anistia, entre outros casos, é relatado o de um cidadão do Iêmen extraditado de Guantánamo em abril de 2004, que continua encarcerado no país sem sentenças, nem julgamento.

Posted by Sandino at agosto 10, 2005 10:59 PM

Comments

Post a comment




Remember Me?