« Multinacional preocupa | Main | Revista gera renda para pessoas em situação de rua »
agosto 26, 2005
Políticas de inclusão
Pela primeira vez em São Paulo, Encontro da Mídia Legal reúne procuradores da República, especialistas em inclusão e comunicadores. As palestras, abertas ao público, acontecem nos dias 13 e 22 de setembro, na USP.
O que fazer quando a escola não aceita uma criança por ela ter deficiência? Os profissionais de saúde devem interferir nos processos de inclusão escolar? Salas especiais para crianças com deficiência são uma etapa para a construção de escolas inclusivas? Os conselhos de direitos estão aptos a trabalhar a favor da inclusão de qualquer criança, incluindo aquelas com deficiência?
Estas e muitas outras dúvidas a população pode tirar com procuradores da República e especialistas no 4º Encontro da Mídia Legal, organizado pela ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão em parceria com o Centro de Direitos Humanos (CDH), Grupo 25, Instituto Pro-Bono e Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, e que conta com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), USP, USP Legal, Rede Saci e WVA Editora.
Pela primeira vez em São Paulo, o projeto discute o tema "Políticas de Inclusão", com entrada franca para o público interessado. As três primeiras edições foram realizadas no Rio de Janeiro
Os encontros da Mídia Legal objetivam mobilizar universitários para criar e/ou fortalecer um determinado movimento dentro da universidade sobre o direito à inclusão.
As reflexões do público e dos palestrantes vão gerar a publicação Manual da Mídia Legal 4 - Comunicadores pelas Políticas de Inclusão, redigido pela equipe da Escola de Gente e por universitários de comunicação, direito e ciências sociais da USP e da Uerj, onde acontecerá a versão carioca do projeto. Este Manual será lançado em dezembro e, a exemplo dos anteriores, distribuído gratuitamente para jornalistas e formadores de opinião.
As palestras e debates abertos ao público acontecem sempre das 9h às 12h, no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues) - Cidade Universitária.
Posted by Sandino at agosto 26, 2005 09:58 PM