« | Main | Até tu, Brutus? »

janeiro 31, 2006

Aberto primeiro processo por racismo na internet

Corre na 6a. Vara Criminal de Brasília um caso inédito. Trata-se de um processo por crime de racismo praticado na internet. É o primeiro do gênero no país. O Ministério Público do Distrito Federal acusa um estudante da UnB de difundir na rede mundial de computadores mensagens consideradas ofensivas à raça negra.
O acusado se chama Marcelo Valle Silveira Mello. Está matriculado no curso de Letras da UnB, na cadeira de japonês. Contrário ao sistema de cotas da universidade, ele manifestou sua posição publicamente, por meio da internet. Entre outras qualificações, chamou os negros de “macacos subdesenvolvidos”, “ladrões”, “vagabundos”, “malandros” e “sujos”.
Processado pelo promotor de Justiça Marcos Antônio Julião, o estudante deveria ter prestado depoimento na 6a Vara no dia 23 de janeiro. Seus advogados, porém, impetraram um recurso chamado tecnicamente de “incidente de sanidade.” Significa dizer que alegam que seu cliente não estaria no seu juízo perfeito.
As mensagens de cunho racista foram divulgadas, entre junho e julho de 2005, no Orkut, um sítio de relacionamento mantido pela empresa Google. Permite que o internauta estabeleça contato com comunidades virtuais compostas de pessoas com as quais tenha afinidade de interesses.

Posted by Sandino at janeiro 31, 2006 11:12 AM

Comments

o orkut me desagrada com essas coisas "eu odeio".

Posted by: Fátima at fevereiro 2, 2006 07:34 PM

Bem feito! Eu sou totalmente contra qualquer tipo de preconceito e de rótulo. Todos têm o direito de pensar o que quiserem, até de serem racistas, mas não de manifestarem assim, bem feito!

Posted by: Claudinha at fevereiro 2, 2006 09:36 PM

Acho importante salientar que não existe regras no okut, logo qualquer otário escreve o que vem na telha. Isso é preocupante.

Posted by: Nestor at fevereiro 3, 2006 01:46 PM

Post a comment




Remember Me?