« Até tu, Brutus? | Main | Saiba como financiar o PC popular »

fevereiro 15, 2006

Bizarrices na web e censura disfarçada

A internet segue inspirando canções bizarras como “Vou te excluir do meu Orkut”, do igualmente bizarro cantor "sertanerd" Ewerton Assunção. Haja saco!
Já a banda Capital Inicial foi censurada no último álbum "Aborto Elétrico", dedicado ao repertório da primeira banda de Renato Russo. A canção “Benzina” foi gravada sem a letra por pressão do departamento jurídico da Sony-BMG, que assustou o grupo dizendo que os integrantes podiam ser presos e ter os discos apreendidos. A empresa alegou que a letra faz apologia de drogas: "Não tenho mais dinheiro nem pra terra nem pra quina/ Só tenho 20 mangos/ Vou comprar benzina/ Dentro do cinema eu vou cheirar benzina/ Não quero heroína, cocaína, benzedrina/ Vou cheirar benzina".
Detalhe: esta foi a primeira letra feita por Renato Russo e, por isso, tem importância histórica indiscutível e merecia estar neste tributo definitivo ao compositor.
Não vou ficar aqui dizendo que as bandas deviam ter resistido, não quero fazer bravata. Cada um segura a sua onda. Agora, se a moda pega, daqui a pouco estaremos que nem na América, onde grupos conservadores se impõem e muitos discos saem com letras trocadas ou palavras com "bip" para poderem ser vendidos em cadeias de lojas.

Posted by Sandino at fevereiro 15, 2006 09:25 AM

Comments

Post a comment




Remember Me?