« Bizarrices na web e censura disfarçada | Main | O Coronel Carandiru »

fevereiro 15, 2006

Saiba como financiar o PC popular

Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado, registrou mais de 19 mil máquinas financiadas até meados de janeiro.
Pouco menos de 2% da meta do programa, se levarmos em conta apenas os dados de financiamento, que é vender um milhão de máquinas para consumidores com renda entre três e sete salários mínimos nos próximos 12 meses.
Os dados de financiamento são da Caixa Econômica Federal, que financiou 1.181 equipamentos. O Magazine Luíza, único varejista que obteve uma linha de crédito do BNDES, parcelou 18.186 computadores. O Banco do Brasil não forneceu seus dados.
Identificadas por um selo, que lembra a bandeira nacional, as máquinas que fazem parte do Computador para Todos possuem a seguinte configuração: processador de 1,4 GHz, 128 Megabytes de memória RAM, placa de rede, monitor de 15 polegadas, placa de fax-modem embutida, disco rígido de 40 Gigabytes, caixas de som, teclado, mouse, floppy e unidade de CD com velocidade de leitura de no mínimo 52X ou gravadora de CD.
O PC dispõe do sistema operacional Linux e um conjunto de softwares livres com 26 aplicativos, como editor de texto, aplicações gráficas e antivírus. Além disso, há suporte técnico durante um ano e as atualizações são gratuitas e periódicas.
Contando com um recurso total de 250 milhões de reais, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o financiamento do Computador para Todos pode ser feito pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, além de redes varejistas, que têm se cadastrado junto a uma linha especial de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Financiamento
O BB e a Caixa financiam um valor máximo de 1.200 reais para a compra do Computador Para Todos. No entanto, a diferença até 1.400 reais pode ser negociada pelo consumidor junto ao varejista.
Em ambos os bancos, os 1.200 reais podem ser divididos em até 24 parcelas com valor mínimo de R$ 63,44 e juros de 2% ao mês
O usuário que quiser financiar menos de 1.200 reais também pode pedir o crédito aos bancos credenciados. A prestação mínima para o financiamento é de 20 reais mensais.

Posted by Sandino at fevereiro 15, 2006 11:38 AM

Comments

Post a comment




Remember Me?