« acordes sandinistas | Main | »

julho 16, 2006

Discoteca sandinista básica

The Piper at the Gates of Dawn
Punk Floyd - Agosto de 1967

Com o nome tirado de dois grandes nomes das origens do blues (Pink Anderson e Floyd Council), o Pink Floyd surgiu em meados dos anos sessenta como uma das muitas bandas inglesas que tocavam blues, mas com uma diferença: eles tinham um guitarrista completamente alucinado chamado Syd Barrett.
Essa semana, Syd Barrett voltou à cena. Depois de ter passado os últimos 30 anos vivendo recluso, o problemático líder do Pink Floyd lisérgico morreu aos 60 anos.
Cantor, compositor e guitarrista, Barrett compôs a maioria das canções do messiânico “The Piper at the Gates of Dawn” - primeiro álbum da banda - que rompeu com todos os padrões anteriores da música britânica.
Ao lado de Sgt. Peppers dos Beatles, o álbum de estréia do Pink Floyd costuma ser lembrado como um marco definitivo do psicodelismo, já apontando para o rock progressivo que se desenvolveria na década seguinte. Está numa categoria à parte dos discos do Floyd, há até quem diga que se trata do “verdadeiro Pink Floyd”.
Mas o que torna "Piper" um trabalho vital não são os rótulos, e sim a chance de ouvir Syd Barrett na plenitude de suas faculdades mentais e criativas. Para os que buscam a melhor mostra de seu talento inovador como compositor/guitarrista e cantor é esta, e não seus discos solos. Lembrando que ele tinha apenas 21 anos quando este disco saiu. Pouco depois, Barrett viria a sair do Pink Floyd devido a problemas mentais, combinados com o uso de drogas. O Pink Floyd prosseguiu tornando depois uma super-banda, vendeu 200 milhões de discos e derrubaram muros...Os membros do grupo são os primeiros a reconhecer de quem é o crédito inicial.

piper.jpg
O ótimo “The Piper at the Gates of Dawn”: a chance de ouvir Syd Barrett na plenitude de suas faculdades criativas e mentais

Posted by Sandino at julho 16, 2006 04:19 PM

Comments

Este album você conheceu da minha minha coleção né Lujam...hehe..ele ainda esta aqui em casa intacto heheh...aliás...lembra do Spagnol de Campinas, no dia que vocês fizeram aquele furduncio lá em Pira,porra os caras detonaram meus albuns do Rush..foda...

Posted by: kaduguariente at agosto 2, 2009 08:49 PM

Post a comment




Remember Me?