« | Main | Eu não matei Joana Darc »
novembro 08, 2006
Vitória de Ortega é tapa na cara dos EUA
O ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega ganhou a eleição para a Presidência da Nicarágua.
Ortega superou o banqueiro Eduardo Montealegre, da Aliança Liberal Nicaragüense (ALN, direita), que obteve 29% dos votos; José Rizo, do Partido Liberal Constitucionalista (PLC, direita), com 26,21%; Edmundo Jarquín, do Movimento Renovador Sandinista (MRS, esquerda), que recebeu 6,44%; e Edén Pastora, da Alternativa pela Mudança, com 0,27%.
A vitória do líder sandinista Daniel Ortega nas eleições presidenciais da Nicarágua é "um tapa na cara dos Estados Unidos", de acordo com editorial do jornal britânico "The Independent".
O jornal diz que "os Estados Unidos conhecidamente gastaram uma grande quantidade de recursos para se livrarem do revolucionário Daniel Ortega nos anos 80", e que os americanos "temendo um avanço comunista no seu próprio 'quintal', fomentaram uma guerra civil treinando e armando os contras".
A eleição de Daniel Ortega também é destaque de editorial do britânico "Financial Times". O jornal afirma que a vitória "vai fortalecer o bloco radicalmente antiamericano" formado por Chávez e pelos presidentes Fidel Castro de Cuba e Evo Morales da Bolívia.
Daniel Ortega: de volta ao governo
Posted by Sandino at novembro 8, 2006 03:48 PM