fevereiro 01, 2008
Diário de Bordo VI
(Maldonado – Montevidéu)
07/01 – Montevidéu é uma cidade bastante arborizada, com praias próximas do centro (Praia de rio!). Povo educado, atencioso hospitaleiro... A cidade possui 1,4 milhão de habitantes. Montevidéu é a mais jovem capital da América Latina. Fundada com o nome de San Felipe y Santiago de Montevideo, em 1726, pelo governador de Buenos Aires Don Bruno Mauricio de Zabala, somente um século mais tarde, em 1828, se tornou independente. Por estar localizado em uma região estratégica no continente, o Uruguai foi muito disputado por outros governos. Com o Brasil, lutou na Guerra da Cisplatina, ao lado dos argentinos.
O que é legal em Montevidéu
- Cidade arborizada.
- Educação e hospitalidade do povo.
- Estádio Centenário (palco da primeira final de Copa do Mundo em 1930).
- Os resquícios da época em que a cidade tinha que se defender de invasores podem ser vistos na antiga Puerta de la Cidadela, localizada em uma das esquinas da Plaza Independência. Ao percorrer a Avenida Beira-Mar é possível ver o que sobrou das muralhas do século XVIII.
- O Mercado del Puerto, antigo mercado municipal, está situado em frente ao Puerto de Montevidéu. Nele, o turista pode experimentar típicos pratos da culinária uruguaia.
- O Palácio Salvo. Inaugurado em 1925, com 95 metros e 27 andares, ficou durante décadas no posto de edifício mais alto da América do Sul.
O que não é legal em Montevidéu
- A conservação do estádio Centenário, um “santuário” do futebol. O estádio está caindo aos pedaços, uma pena!!! Perto do Centenário, a Fonte Nova parece a Arena da Baixada.
Curiosidades
- Para a nação corinthiana vale um toque. Um torcedor do Penharol confidenciou que o Acosta (Lá é Beto Acosta) é ruim de bola. “Aqui, ele jogava de segundo volante, não acertava um passe. Nunca jogou nada, foi reserva e depois foi dispensado. Quem sabe ele aprendeu a jogar futebol depois de velho”. Vejamos...
- A federação uruguaia já divulga em painéis no Centenário que o país sediará a Copa de 2030 em conjunto com a Argentina (ano que o torneio completa 100 anos). No estacionamento do estádio, um senhor nitidamente emocionado veio cumprimentar meu pai e agradecer pela visita. “Vocês brasileiros dão mais valor para este estádio do que nós. Obrigado amigo pela visita!”. Vai precisar de muita reforma, não há no estádio sequer uma área coberta. Apenas os locutores não tomam chuvas.
- Dona Yone tirou um passaporte no consulado brasileiro em Montevidéu em apenas uma hora.
- Lembra da banda Nenhum de Nós, da Camila, Camila??? Lá no Uruguai eles fazem sucesso com outra mulher, “Raquel”.
- Um dos maiores sucessos da televisão uruguaia é um Quiz (testes de conhecimentos gerais). O arquiteto Oscar Niemeyer foi tema de um programa. O brasileiro desenhou para uruguaios, argentinos e chilenos.
- A quantidade de Fiat Spazio anos 80 é uma grandeza.
Entrada de Montevidéu
Praia de Montevidéu : água do La Plata para refrescar o verão
Montevidéu: cidade arborizada
Plaza Independencia: no coração da cidade
Sr. Wilson na Avenida 18 de Julio
Belo edifício na Avenida 18 de Julio
Enfeites no shopping: dentro das caixas de presentes tem teatro
Teatro dentro das caixas do shopping: o sol, a lua e as estrelas
Obelisco de Montevidéu
Montevidéu 40 graus: que calor é esse?
Estádio Centenário: palco da primeira final de Copa em 1930
Estádio Centenário: um “santuário” do futebol mundial
Dentro do Centenário: Desconfiança do futebol de Acosta
Centenário: largado e caindo aos pedaços
Péssima conservação do estádio Centenário: uruguaios querem Copa de 2030
Posted by Sandino at fevereiro 1, 2008 03:43 PM
Comments
mui show!!!
Posted by: Matheus Vieira at junho 23, 2008 12:01 PM