« Agora é "nóis na fita" !!! | Main | »
junho 24, 2009
Festival internacional do documentário musical
O primeiro festival internacional do documentário musical IN-EDIT estréia no Brasil com uma programação bem interessante. São 29 produções internacionais e outros quinze documentários produzidos no Brasil. Seis filmes nacionais estarão competindo ao prêmio de melhor filme escolhido pelo publico, são eles: Na Base da Bossa, 50 anos de Excelência, Música Subterrânea, Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal, Favela On Blast, Dub Echoes e Fandango.
Além da mostra de filmes, o festival contará com a presença de diretores, shows, palestras, debates e outras atividades. Entre os convidados está o diretor espanhol Fernando Trueba, ganhador de um Oscar, que apresentará seus documentários El milagro de Candeal e Calle 54. Entre os destaques internacionais do festival estão Godfather of Disco, que conta a história de Mel Cheren, e o aclamado documentário sobre os Rolling Stones, Rolling like a Stone.
A história do punk e do hardcore é retratada em American Hardcore, Punk's not dead e Punk Attitude. O filme Respect Yourself: The Stax Records Story conta a história do surgimento do selo country The Stax Records. Já a cultura hip hop está presente com o filme Public Enemy: Welcome to the Terrordome que narra a história do Public Enemy na voz dos seus próprios integrantes. A cena eletrônica é representada pelo renomado clube berlinense Tresor que é retratado em Tresor Berlin: The Vaults and the Electronic Frontier.
Entre os destaques nacionais, o mais esperado Guidable - A verdadeira história do Ratos de Porão. Em Recife Beat nos deparamos com o surgimento do manguebeat, usando o festival Rec Beat como pano de fundo. Chico Science e outros protagonistas do movimento contam em primeira pessoa todos os detalhes que levaram a cultura pernambucana a conectar-se com as últimas tendências da música. E em Dub Echoes temos o retrato do surgimento do dub na Jamica do final dos anos 60.
As sessões acontecem de 25 de junho a 5 de julho no MIS, HSBC Belas Artes, Cine SESC, Galeria Olido, CCJ e Centro Cultural Cervantes, na capital paulista, e de 9 a 12 de julho no Cine Santa Teresa, no Rio.
O IN-EDIT foi criado em Barcelona há sete anos, com o objetivo de incentivar a produção desse gênero cinematográfico e oferecer ao público a oportunidade de ver títulos difíceis de encontrar nos circuitos comerciais. O festival IN-EDIT teve seis edições em Barcelona e depois desembarcou em Santiago do Chile em 2005, e agora em 2009 chega a Buenos Aires e Puebla, no México, antes de aterrissar em terras brasileiras.
+info: http://www.in-edit-brasil.com/
Chico Science: detalhes do movimento Mangue Beat
Posted by Sandino at junho 24, 2009 10:15 PM