« | Main | Yes, nós temos maça »

setembro 17, 2009

Fair play

Top 5 - As principais trapaças do esporte mundial
Original UOL Esporte

Esporte conhecido por ter uma das estruturas mais profissionais do mundo, a Fórmula 1 foi abalada por um escândalo envolvendo Nelsinho Piquet. O brasileiro bateu a sua Renault propositalmente como parte de uma estratégia para ajudar seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso. Toda a manobra foi idealizada por seus ex-chefes, Flávio Briatore e Pat Symonds. Mesmo lamentável, este episódio não está isolado na história do esporte mundial. Confira abaixo outras trapaças praticadas ao longo dos anos e suas consequências.

1. Nelsinho Piquet
Brasileiro admitiu ter batido propositalmente durante o GP de Cingapura de 2008, fato que beneficiou o seu então companheiro de equipe, Fernando Alonso. Diante das circunstâncias, os chefes da Renault, Flavio Briatore e Pat Symonds, se desligaram da equipe francesa, e o futuro do piloto na Fórmula 1 ainda é incerto.
1.jpg


2. Maradona
Em ótima fase em 1986, Maradona fez de tudo na Copa do Mundo do México. Até gol de mão... O controverso lance, batizado posteriormente de “mão de Deus” por conta de uma declaração do próprio atleta, aconteceu contra a Inglaterra, e abriu o placar para a vitória da Argentina por 2 a 1 sobre o rival, nas quartas de final.
2.jpg


3. Ben Johnson
O canadense espantou o mundo ao conseguir cravar o recorde mundial dos 100 metros rasos nas Olimpíadas de 1988, em Seul. A euforia pela façanha, no entanto, deu lugar à decepção, já que o exame antidoping do corredor deu positivo para a substância proibida stanozolol. Por conta disso, o atleta acabou perdendo a medalha de ouro.

3.jpg


4 -Time paraolímpico espanhol

A seleção de basquete da Espanha venceu a disputa nas Paraolimpíadas de Sidney, realizadas em 2000. Logo após, no entanto, foi descoberto que dez integrantes do time não contavam com nenhuma deficiência mental, caracterizando assim uma trapaça ao regulamento. Como punição, a medalha de ouro foi retirada dos espanhóis.
4.jpg


5. Tonya Harding
Com o seu conhecimento, Jeff Gillooly e Shawn Eckhardt, marido e segurança da atleta, respectivamente, chamaram uma terceira pessoa para machucar a também patinadora no gelo e concorrente de Harding, Nancy Kerrigan, no joelho, em 1994. Após a descoberta do caso, Tonya foi banida do esporte e, após tentativas como cantora e lutadora de boxe, faz corridas com carros de passeio.
5.jpg

Posted by Sandino at setembro 17, 2009 01:44 PM

Comments

MARADONA FOI ESPERTO, NAO FOI DESONESTO. O TULIO FEZ O MESMO E BATERAM PALMA.

Posted by: De Napoles at setembro 17, 2009 02:03 PM

Caro De Nápoles, como fã do Maradona sou suspeito para comentar. Mas acho que você tem razão. Ele pensou rápido e foi genial até no toque de mão, pois só o replay percebeu. O Túlio (muito bem lembrado) fez pior...foi gritante o toque e muita gente pagou pau porque foi contra a Argentina. Hasta!

Posted by: Sandino at setembro 17, 2009 02:06 PM

This is my first visit here, but I will be back soon, because I really like the way you are writing, it is so simple and honest

Posted by: jimmboi at março 30, 2010 09:22 PM

Post a comment




Remember Me?