« #09 – NARA LEÃO (Especial - Musas da Música) | Main | #07 – SERENA RYDER (Especial - Musas da Música) »
novembro 08, 2009
#08 – PAULA TOLLER (Especial - Musas da Música)
Paula Toller Amora nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1962. No tempo de infância e adolescência, as músicas de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin entre outros clássicos, predominavam em sua casa. Havia também discos de música espanhola e algumas óperas. De popular, Carmem Miranda, Elis Regina e Beatles (único rock aceito por seu avô). Paula completava os estudos com aulas de balé e inglês e tinha intenção de tornar-se professora desse idioma.
Aos dezessete, entrou para os cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual da PUC do Rio de Janeiro e também iniciou estudos de francês. Fez estágio num escritório de programação visual e arranjava "bicos" para complementar sua pequena mesada. Traduzia livros e teses para o pessoal da faculdade, ficava na secretaria de sua academia de dança durante as férias e revisava os livros do avô. No quarto de seu irmão, ouviu pela primeira vez James Brown e Tim Maia.
Sua carreira musical começou com o projeto Chrisma, ao lado de Leoni e Beni Borja, e profissionalmente como vocalista do Kid Abelha, banda na qual está até hoje, apesar da carreira solo. O primeiro compacto da banda, “Pintura íntima”, foi lançado em 1982, o que gerou o abandono da universidade em 1984, às vésperas de se formar.
Já seu primeiro trabalho solo, o CD “Paula Toller”, produzido por Gut Graça Mello, traz regravações de clássicos da música brasileira e duas inéditas, “Derretendo satélites” e “Oito anos”, e ainda duas músicas que fizeram parte de trilhas sonoras de novelas, sendo elas "1800 colinas" (Louca Paixão - Record) e "Quem toma conta de mim" (O cravo e a rosa e Duas caras - Globo). O disco foi um trabalho paralelo ao Kid Abelha, sem shows e pouca divulgação.
Com o recesso do Kid Abelha, do ano de 2007, Paula Toller lança seu segundo disco da carreira solo, Sónós. Dessa vez, Paula traz 14 músicas inéditas, sendo 2 dessas, versões em português de músicas internacionais. O disco começa com a composição que Erasmo Carlos fez para a cantora, “? (o que é que eu sou?)”. Seguindo, encontramos a parceria com Donavon Frankenreiter, “All over”. “À noite sonhei contigo” é uma versão do sucesso “Anoche soñé contigo”, do argentino Kevin Johansen, sendo o segundo single do trabalho. Johansen faz parte também na autoria e voz da última canção do disco, “Glass”. O primeiro single foi “Meu amor se mudou pra lua”, do gaúcho Nenung. A música chegou ao 7º lugar das paradas das mais tocadas no país e nos primeiros em diversas rádios nacionais. Além do Brasil, o disco foi lançado em Portugal, Inglaterra, País de Gales, Canadá, Irlanda do Norte, Escócia, Suíça, Estados Unidos e diversos outros.
CURIOSIDADES
No dia-a-dia, para manter a forma física e mental, Paula faz ginástica, psicanálise e joga tênis. Trata preventivamente da saúde com medicina ortomolecular e terapias orientais (shiatsu/acupuntura). Procura manter uma alimentação saudável sem recorrer a dietas. Não toma refrigerante há mais de dez anos, não usa açúcar no dia a dia e evita enlatados.
Saiba mais no MySpace
DISCOGRAFIA (solo)
PAULA TOLLER - 1998
SÓ NÓS - 2007
NOSSO - 2008
DISCOGRAFIA (com o Kid Abelha)
PEGA VIDA - Universal Music - 2005
ACÚSTICO MTV - Universal Music - 2002
SURF - Universal Music - 2001
COLEÇÃO -Warner Music - 2000
AUTOLOVE - Warner Music - 1998
MEU MUNDO GIRA EM TORNO DE VOCÊ -WEA Music - 1996
MEIO DESLIGADO -Warner Music - 1994
IÊ IÊ IÊ -Warner Music - 1993
TUDO É PERMITIDO -WEA - 1991
KID -WEA - 1989
TOMATE -WEA - 1987
KID ABELHA AO VIVO -Elektra/WEA - 1986
EDUCAÇÃO SENTIMENTAL - Elektra/WEA - 1985
SEU ESPIÃO -Elektra/WEA - 1984
LIVRO
KID ABELHA: ROCK BOOK 4
Posted by Sandino at novembro 8, 2009 05:52 PM