« #01 – DOLORES DURAN (Especial - Musas da Música) | Main | Rio de Janeiro »
novembro 08, 2009
" MUSAS DA MÚSICA" (ESPECIAL/ 5 ANOS)
O termo “musa” invadiu os gramados. Está na TV que a gente vê. Elas são lindas e sensuais. Incentivam a molecada e até resgatam torcedores que andavam sumidos. Da primeira-divisão ao campeonato de botão! Agora, todo time tem que ter uma musa. Virou obrigação! Do Tanabi ao Santos!
Vale abrir um parágrafo antes que algum torcedor do tradicional alviverde do centro-oeste paulista se revolte - até porque tenho carinho pelo escrete tanabiense - um rival histórico de minha falecida; porém eternamente querida, única, original e amada AEA (saudades, meu amor!).
Para deleite da galera, diversos concursos são promovidos na televisão, jornais, sites... Tem cada mulherão meu camarada! É só buscar no Google!!!
Não é só no mundo da bola que elas andam fazendo sucesso. Também tem musas no automobilismo, política, movimentos sociais... A cada minuto surge uma nova candidata. Um vídeo instantâneo com detalhes do cotidiano pode virar uma febre na web e ganhar espaço em outras mídias. Eis uma receita para se fazer uma musa! Está fácil, hoje o conceito é bem amplo. A “apropriação indébita” do termo também vem sendo muito usado para vender uma imagem comum. Quanto pagou a revista para ela posar nua? Ela vai aparecer na nova novela? Em qual emissora mesmo?
O uso da imagem de uma mulher sempre impulsionou vendas. O que seria da publicidade sem um belo rosto feminino, uma boca carnuda sensual, pernas torneadas, seios fartos... Elas provocam, despertando a atenção dos homens - grandes consumidores que seduzidos compram até um terreno na Lua.
Porém, não é tão simples merecer tal homenagem. Como pontapé inicial, vale lembrar que para ser uma legítima musa, a mulher deve estar necessariamente ligada à arte ou ciência. Até os dicionários on line estabelecem essa condição.
Definição de musa
(segundo o Dicionário Online de Português)
musa sf (gr moûsa) Mit Cada uma das nove deusas que presidiam às ciências e às artes. 2 Suposta divindade ou gênio que inspira a poesia. 3 Faculdade de fazer versos; estro. 4 Tudo o que pode inspirar um poeta. 5 Gênio de cada poeta. 6 A literatura poética; a poesia. sf pl Mit Nove deusas, filhas de Zeus e de Mnemósine (a memória), que patrocinam as artes e as ciências: Calíope (poesia épica), Clio (história), Euterpe (música), Melpômene (tragédia), Talia (comédia), Urânia (astronomia), Érato (poesia amorosa), Terpsícore (dança), Polímnia (hinos).Musa2Mu.sa2 sf (de Musa, np) Bot Gênero (Musa) típico da família das Musáceas, que compreende ervas perenes, arborescentes, com enormes folhas embainhadas, cachos de flores subtendidos por brácteas vivamente coloridas e frutos roliços, carnosos. Inclui várias espécies de bananeiras.
Sinônimos de musa
Musa: inspiração e poesia
Classe gramatical de musa: Substantivo feminino
Separação das sílabas de musa: mu-sa
Plural de musa: musas
Na numerologia musa é o número 9
Portanto, para ser uma musa é imprescindível que a mulher possua a capacidade de inspirar a criação artística ou científica. As musas alimentam, provocam, aguçam, conflitam, inovam, sugerem... Em 1899, o poeta e ensaísta Raymond de St. Gilles escreveu uma carta ao marquês Henri de Gremmont. A correspondência mostra com todas as letras a capacidade de inspiração gerada por uma musa - que como tal deve sempre ser reverenciada, tratada com delicadeza, sutileza, ternura, fantasia, tesão...A profusão de imagem é inevitável.
Não há um padrão de comportamento. São belezas diferentes. Comportada ou rebelde? De conduta exemplar ou marginal? Com vocação para o lar ou para a putaria? No auge ou fim de linha? Equilibrada ou quebrada?
Iniciando a "comemoração" do aniversário de cinco anos do blog, vou listar 10 mulheres que admiro na música (popular paga pau!)através de um resumo de suas vidas, obras, vídeos, tem links para download... Não há uma regra, nem ordem de importância. Tem famosas, outras nem tanto. Atuais e as que acabaram de chegar. Populares e underground. Tem capa de revista, mas tem quem busca conceito e vanguarda. Vi de perto algumas, outras partiram antes de eu nascer. Repito: não se trata de um torneio de musas. A beleza está nos olhos de quem vê, já diria Dioniso. Em toda mulher há encanto e magia. A propósito: Qual é sua musa inspiradora?
Posted by Sandino at novembro 8, 2009 06:03 PM
Comments
BACANA, BELO TRABALHO. TODA LISTA É SEMPRE PESSOAL E A SUA É BOA, MAS PRA MIM FALTOU A ELIS E A MAYSA. ABÇ
Posted by: MARCOS MELLO at novembro 8, 2009 06:20 PM
Pago pau pra voz da Renata Sá. gostei da matéria
Posted by: Eduardo G. Lorena at novembro 8, 2009 06:32 PM
A Cassia Eller cantava demais só que nao sei se ela poderia ser chamada de uma "MUSA". Os homems sempre querem algo mais, mesmo se a mulher tiver todas as quilidades do mundo eles querem mais.
Posted by: Yara Cosme at novembro 8, 2009 06:37 PM
Faltou mesmo hoi a gretchein...conga conga aeeeeeeeehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Posted by: Talles at novembro 8, 2009 09:11 PM
CADÊ A MADONNA?
Posted by: Jaqueline Pereira at novembro 11, 2009 03:58 PM