« E assim nos tornamos Corinthianos... | Main | »

novembro 02, 2009

Garapa é testada pela ciência

A cana-de-açúcar foi objeto de pesquisa inédita no Brasil, desenvolvida nos laboratórios do Labex (Laboratório de Bioquímica do Exercício), do Instituto de Biologia da Unicamp (IB), e do Departamento de Alimentos e Nutrição, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Coordenada pela professora Denise Vaz de Macedo, do Departamento de Bioquímica do IB, o principal propósito das investigações científicas com a cana-de-açúcar é comprovar a sua eficácia não apenas quanto ao rendimento físico, como também para a recuperação significativa da massa muscular de atletas, sobretudo praticantes de futebol.
A professora Denise, que pesquisa o tema há aproximadamente seis anos, está propondo a substituição do consumo desenfreado de produtos tradicionais colocados no mercado - de custo relativamente alto e nem sempre muito bem aceitos por atletas – pela garapa, "um alimento natural, portanto muito mais saudável e muito mais eficaz", observa. Denise conta que começou a pesquisar a garapa, como é conhecido o caldo extraído da cana-de-açúcar, há três anos, juntamente com a nutricionista Mirtes Stancanelli.
Participaram do trabalho jogadores da Associação Atlética Ponte Preta. Durante a pesquisa, 60 atletas da Ponte Preta, 30 profissionais e 30 da categoria de juniores, foram alimentados com caldo-de-cana, sempre após o término do treino ou de uma partida oficial. O mesmo processo ocorreu com a Associação Atlética Caldense, que em 2002 sagrou-se campeã mineira. Em ambos os casos, os atletas revelaram significativo rendimento físico, assim como a manutenção da massa muscular.

1348012666_b5715455c4.jpg
Pesquisa está propondo a substituição de energéticos pela "garapa"

Posted by Sandino at novembro 2, 2009 04:50 PM

Comments

Post a comment




Remember Me?