« Na Curva do Senna... | Main | Vancouver 2010 »

fevereiro 13, 2010

A 1ª de 100

Logo mais a noite, a Gaviões da Fiel fará a primeira grande homenagem ao centenário do Corinthians. Penso que não é preciso fazer parte de uma facção de torcida para ser um torcedor, porém sempre fui adepto a proposta de “organização” e “grupo” (quem agrega fortalece!). Mas essa é uma outra discussão...
Guardada a sete chaves, a homenagem deve ir além da paixão do torcedor, com atenção a arte e técnica. “Além de contar a história do Corinthians, vamos falar da ligação do time com a torcida, para que todos os torcedores se vejam na avenida”, explica Igor Carneiro, diretor de carnaval da escola.
Segundo o diretor, a escola, que deve levar ao Anhembi de 3,8 mil a 4 mil integrantes, teve de ser mais rigorosa nas participações. "Como é um ano especial, dava para ter mais de 10 mil pessoas desfilando. Mas daí não íamos conseguir apresentar um desfile dentro do tempo", afirma.
Carneiro explica também que o desfile irá abordar a história do Corinthians e citar eventos marcantes extra-campo, como a Semana de Arte Moderna de 1922 (ano em que o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista que ficou conhecido por ser o do centenário da Independência do Brasil), a ligação do clube com a fé e com a democracia (representado pelo movimento da Democracia Corintiana de 1982 e 1983, quando o vitorioso time liderado por atletas como Sócrates, Wladimir e Casagrande se destacou também por defender a volta das eleições diretas e da democracia no País nos derradeiros anos de Regime Militar).
Também serão lembrados no desfile grandes conquistas da história do clube, como a Invasão do Maracanã (1976, o maior movimento de torcedores de um clube a outra cidade para acompanhar uma partida), a conquista do Campeonato Paulista de 1977 (que encerrou um jejum de 23 anos sem títulos) e o retorno à elite do futebol brasileiro, em 2008.
Para conquistar o quinto título do carnaval paulista (a escola ganhou em 1995, 1999, 2002 e 2003), a Gaviões investiu em torno de R$ 2,5 milhões no desfile. O Corinthians ajudou a escola ao destinar para o desfile parte da renda da partida contra o Flamengo, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Destaques
Entre os destaques do desfile da Gaviões estão ex-jogadores que marcaram época na história do clube, como Sócrates, Wladimir, Neto e o ex-goleiro Ronaldo. Do atual time, garantiram presença 11 jogadores, mas até agora não há nenhuma confirmação sobre a presença do atacante Ronaldo. Escolhido como "senhor centenário" pelo Corinthians, o ex-jogador do clube Marcelinho Carioca foi convidado, mas não deve participar do desfile.
Fundada em 1975, a Gaviões começou a desfilar como bloco. A escola tem 4 títulos no grupo especial.

"Corinthians... Minha Vida, Minha História, Meu Amor"
(Luciano Costa, Araken Quedas, Flávio Rocha, Gustavo Henrique e Junior Fionda)

Corinthians é o meu amor
Seu manto é raça e tradição
Eu bato no peito e digo pro mundo
O meu orgulho de ser Gavião

É mais que um caso de amor
Na alegria ou na dor, religião
Um sentimento que invade
A alma e não tem explicação
Nasceu da humildade, a união
De um "Bom Retiro", a inspiração
Do povo a fé para lutar
Hei de cantar
Daria a vida a você timão
Manter acesa a luz do lampião
Pra te eternizar

A bandeira a tremular
Na loucura da arquibancada
Eu sou Gavião, sou superação
Corrente forte que jamais será quebrada

Derrubou barreiras, questionou
E quem diria?
Surgiu no futebol um ideal, democracia
Explode num grito de gol
Não posso conter a emoção
Cem anos dentro do meu coração
Eu sou a garra de uma nação
Trago o sonho de ser campeão
De Jorge a força que vem lá do céu
A ti serei Fiel

Samba-enredo: Corinthians... Minha Vida, Minha História, Meu Amor
Intérprete: Ernesto Teixeira
Presidente da escola: Eduardo Fontes
Carnavalesco: Zilkson Reis
Mestre-sala e porta-bandeira: Bozó e Gi
Rainha de Bateria: Tati Minerato
Alas: 26
Componentes: 3500
Carros Alegóricos: 5

044.jpg
Já incluso na história do Corinthians, Ronaldo esteve prestigiando os ensaios e será um dos destaques do desfile

Posted by Sandino at fevereiro 13, 2010 05:12 PM

Comments

Post a comment




Remember Me?