« Rock Argentino: El mató a un policía motorizado | Main | PROMOÇÃO!!! Caixa de CDs do Sandino »

março 07, 2010

Vou torcer (até onde der) pela África do Sul !!!

A Copa da África do Sul está chegando e as chances da seleção brasileira são boas. Torcer pelo escrete canarinho ou pelo bom futebol - independente da nacionalidade dos atletas? Sempre fui mais adepto a segunda alternativa, daí minha admiração pela Hungria de 54, Portugal 66, Holanda 74, Brasil 82, Argentina 86, Camarões 90 e pelo Corinthians 82/83.
Neste próximo mundial, a seleção brasileira poderá ser a mais européia das equipes. O estilo Dunga é bem conhecido: disciplina, marcação forte e o que o treinador intitulou ser “comprometimento”. Então tá... ótima oportunidade para torcer por outras seleções!
Já decidi: vou torcer por uma seleção africana - com mais entusiasmo pela anfitriã (mesmo com o Parreira - cidadão decente, retranqueiro confesso!). Seria bacana ver o caneco ser levantado por uma seleção da casa. Temo que o “excesso de irresponsabilidade e fírulas” dos africanos possam pesar nos minutos finais. Indiscutivelmente a tática tornou-se decisiva num jogo de bola e num torneio de curta duração é fundamental tal foco.
Minha torcida pelos Bafana-Bafana remete mesmo a Mandela. O futebol teve um papel importante na luta contra a segregação racial no país. O futebol sempre se orgulhou de promover a integração racial e na África do Sul o esporte de fato ajudou a quebrar as barreiras do apartheid - embora o processo não tenha sido rápido. Ao contrário do que muitos pensam, o futebol é o esporte mais popular na África do Sul, embora o críquete e o rugby também são muito difundidos e praticados no país.
Está decidido: vou de África do Sul, mesmo que a razão aponte como favoritas as seleções da Espanha, Inglaterra, Brasil, Argentina e a Itália - sempre de tocaia com seu futebol azedo.

aaaaa.jpg
Nelson Mandela e Walter Sisulu na prisão de Robben Island em 1964

Posted by Sandino at março 7, 2010 03:49 PM

Comments

Post a comment




Remember Me?