« março 2010 | Main | maio 2010 »
abril 03, 2010
Sandino (voz e violão) numa homenagem a banda "Tianastácia"
O Vazio Cego Do Medo Da Luz Do Lado Escuro
(Maurinho Nastácia)
Deitado num quarto escuro
Uma vela me é tudo
Uma luz ilumina meu rosto
Deitado num quarto escuro
As cinzas do meu vício voam
Ele se queima numa poça d'água
No meio de uma chuva ácida,
As cinzas do meu vício voam
Bem vindo à sua casa
Não me lembro da última vez
Você nunca mais voltou aqui
Bem vindo à sua casa
Vem vindo à sua casa
Outra vez
Sandino (voz e violão) Gravado sem pretensão alguma, no velho PC de guerra, numa modesta (e sincera) homenagem a banda Tianastácia - uma das bandas mais legais do rock brasileiro. Ouçam Tianastácia!
Posted by Sandino at 04:02 PM | Comments (0)
abril 02, 2010
Chacina da Baixada Fluminense completa cinco anos
Há exatos cinco anos, 29 pessoas nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, no Rio de Janeiro, foram assassinadas por policiais. O episódio, que ficou conhecido como "Chacina da Baixada Fluminense", até hoje está presente na lembrança de moradores da região. Para que o caso não caia no esquecimento, entidades sociais realizam, desde semana passada, ações referentes à tragédia.
Para relembrar as vítimas da chacina, ocorreu, em Nova Iguaçu, um missa. No período da tarde, está programada uma "carreata pela vida" até Queimados. De acordo com padre Justin Munduala, diretor do Centro de Direitos Humanos Dom Adriano Hypolito, da Diocese de Nova Iguaçu, as atividades já acontecem desde o dia 20 de março, quando foi realizada uma missa em Queimados "pela paz e pela vida".
Além de orações e homenagens, os participantes das ações também fazem denúncias e solicitações às autoridades responsáveis pela segurança na região. Prova disso é que, na última sexta-feira (26), os participantes da Semana da Vida e Paz em Memória às Vítimas da Baixada Fluminense realizaram um ato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O diretor do Centro de Direitos Humanos ressalta que, cinco anos após a Chacina da Baixada, outras "chacinas" continuam acontecendo no país. "Matam três pessoas aqui, outras cinco ali...", afirma. Para ele, é importante chamar a atenção da população para que ela não esqueça do caso e demande mais segurança. "Segurança não deve ser só na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas também na Baixada Fluminense", desabafa.
De acordo com ele, a ação apresenta dois momentos: o passado, que serve para lembrar as dores e os sofrimentos dos familiares das vítimas; e o presente e o futuro, para saber o que acontecerá daqui para frente. "Será que o presente melhorou? Ainda não. Então não podemos nos calar", acredita.
Padre Justin ressalta que a segurança não é somente vigilância da comunidade, "não é só derramamento de sangue". Para ele, é importante olhar para a Baixada como um todo, já que esta ainda apresenta vários problemas, como ruas esburacadas, falta de professores e saúde precária. "Queremos que a Baixada seja contemplada com políticas públicas para dignificar a vida das pessoas que aqui moram", demanda.
A Chacina da Baixada
Na noite do dia 31 de março de 2005, policiais iniciaram uma série de assassinatos em Nova Iguaçu e só terminaram a ação em Queimados. No total, 29 pessoas morreram e somente uma conseguiu sobreviver.
De acordo com informações de padre Justin Munduala, diretor do Centro de Direitos Humanos Dom Adriano Hypolito, 11 policiais foram indiciados pelo crime. No entanto, desses, apenas quatro foram condenados pelo caso. Um foi condenado por outro crime cometido anteriormente e outro foi absolvido. Segundo padre Justin, não se conseguiu provas contra os outros cinco envolvidos.
Há exatos cinco anos, 29 pessoas foram assassinadas por policiais
Posted by Sandino at 09:18 PM | Comments (0)
Ficha Limpa pode se tornar lei ainda este ano
No próximo dia 7, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP) da Ficha Limpa estará em pauta e poderá ser votado na Câmara dos Deputados. Desde 2008, movimentos sociais lutam para que candidatos com comprovada vida pregressa comprometida se tornem inelegíveis. A iniciativa já arrecadou cerca de 1,6 milhão de assinaturas.
O projeto original, proposto em abril de 2008, busca impedir que candidatos condenados em primeira instância ou com denúncia recebida por um tribunal registrem sua candidatura para cargos eletivos. Pessoas envolvidas em casos graves como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas devem ser preventivamente afastadas das eleições até que resolvam suas pendências. O mesmo deve acontecer com parlamentares que renunciarem para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição para assim fugir de possíveis punições.
Com as modificações propostas por parlamentares desde que chegou às mãos de Michel Temer, em 29 de setembro de 2009, o projeto de lei agora prevê que, para se tornar elegível, o candidato não pode ter sido condenado em decisão colegiada.
Posted by Sandino at 09:14 PM | Comments (0)
Organ Traffic: Tráfico de pessoas
Os mitos que envolvem o tráfico de órgãos, uma das modalidades mais cruéis do tráfico de seres humanos, podem ser mais reais e assustadores do que se parece. Em diversas cidades brasileiras, e também em outros países, entidades como a Organ Traffic, fundada pela irmã Maria Elilda dos Santos, que atua no combate ao tráfico de órgãos, exemplificam as mais desumanas situações deste crime hediondo. Córneas e rins são retirados de pacientes internados em hospitais públicos; crianças são bem tratadas em cativeiro para depois serem retaliadas; adolescentes e jovens são raptados para servirem ao comércio ilegal de órgãos. Os casos são muitos. "Já foi encontrado só o tronco de uma pessoa. Não tinha perna, braço, nada. Tiraram todos os membros", relatou Elilda.
No final de fevereiro, o Movimento Internacional de Combate ao Trafico de Órgãos Humanos, liderado pela irmã, recebeu uma denúncia de que seis jovens haviam desaparecido em Luziânia, cidade do estado de Goiás.
Posted by Sandino at 09:12 PM | Comments (0)
Abertas inscrições para o Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais
Depois de ter recebido em sua primeira edição, realizada em 2008, 2.640 inscrições de educadores de 980 cidades brasileiras, o 2º Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais premia novamente cinco professores, um de cada região do país, que vão participar do Fórum Social Mundial em 2011. Os vencedores irão a Dacar, no Senegal, com passagens e hospedagem pagas.
Desde o 1º Concurso ficou evidente o quanto as tecnologias sociais têm contribuído para mudar a realidade de muitas localidades em todo país. São produtos, técnicas e metodologias simples e reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que, ao mesmo tempo em que possibilitam transformação social em escala, também são ricas experiências educativas.
Em 2008, cinco professores puderam expor suas propostas de educação com tecnologia social no Fórum Social Mundial em Belém (PA), com exemplos que vão desde a criação de um forno solar por alunos até a organização de uma farmácia viva na escola, passando por formas de incentivar alunos com deficiência auditiva através da arte.
O objetivo do concurso em 2010 é mais uma vez difundir o conceito e as práticas de tecnologia social dentro das escolas e espaços educacionais. Professores da rede pública de ensino fundamental e de espaços não-formais de educação podem participar. As inscrições são feitas pela internet até o dia 24 de maio, na página eletrônica www.revistaforum.com.br/ts.
Posted by Sandino at 09:10 PM | Comments (0)
Rede internacional lança Concurso Iberoamericano de Fotografia
A Rede Save the Children iniciou as inscrições para o Concurso Iberoamericano de Fotografia em preto e branco, que vai premiar os melhores trabalhos sobre o direito de meninos e meninas a um ambiente de respeito e afeto.
Fotógrafos profissionais e amadores de qualquer nacionalidade que tenham interesse pelo tema podem enviar até duas fotografias feitas em países da América Latina e Espanha sobre o tema divulgado. O material será recebido até o dia 30 de abril, e a participação é individual. As fotografias vencedoras farão parte dos materiais elaborados pela Save The Children para o ano de 2011, e os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro.
Para maiores informações, acesse concurso.savethechildrenla.org.
Fonte: Andi
Posted by Sandino at 09:08 PM | Comments (0)
Sandino (voz e violão) numa homenagem ao "De Falla"
It's Fuckin' Borin' To Death
(De Falla)
This is the same old story about the same old song
And it could be here, oh yeah
Do you know what happens when i get bored?
Do you wanna kiss devil's ass?
Do you wanna kiss the floor?
Do you know what happens qhen i get bored?
Do you wanna join the dead?
Dou you really wanna get some more?
Know what happens when i get bored?
Do you know what happens when i get bored?
B-b-because i cut off his arms
I cut off his legs
I cut oof his hed n' i gotta do the same for you
I cut oof his steak
I cut off his bones
Chopped off his mind n' i gotta do the same for you
Know what happens when i get bored?
Do you know, know, know what happens when i get bored?
It's my life, it's my gun
This for fightin this for fun
It's my life, it's my gun
This for fightin this for fun
What happens when i get bored?
Oh, don't you know what happens when i get bored?
It's fuckin' borin' to death
Fuckin', borin', it's fuckin' borin' to death
Sandino (voz e violão) Gravado sem pretensão alguma, no velho PC de guerra, numa modesta (e sincera) homenagem a banda De Falla - uma das bandas mais legais do rock brasileiro. Ouçam De Falla!
Posted by Sandino at 09:02 PM | Comments (2)
O Brasil Racista (?)
O Racismo e o Preconceito
Jairo Junior*
O preconceito é tão antigo quanto a humanidade, mas o racismo parece não ter mais de quinhentos anos. Antes disso a discriminação era feita em relação á cultura e ao diferente. Os gregos chamavam de “bárbaros” qualquer pessoa que não falasse sua língua, mas quem a aprendesse não teria complicações nenhuma.
O problema começou a mudar no final do século XV, quando a Inquisição espanhola obriga os judeus a se converterem ao catolicismo. Muitos desses cristãos novos continuam a praticar os seus ritos, o que leva os católicos a acreditar que havia algo no sangue judeu que impedia a conversão. A solução era evitar a miscigenação para que esse sangue não se espalhasse pela população.
Na mesma época os europeus chegam a África e á América e encontram um tipo de ser humano completamente diferente do que eles conheciam. Até então a humanidade era a Europa, o conceito de branco não existia até eles conhecerem o negro. O encontro, obviamente trouxe dilemas novos. Os Teólogos da época discutiam se os índios tinham alma com o objetivo de saber, por exemplo, se ter relações sexuais com eles era pecado. Eles também chegaram à conclusão de que escravizar africanos era natural, com base na passagem bíblica em que Canaã, filho de Noé, embriaga-se e é condenado à servidão (Gênesis 9,25).
A partir do século XVIII e principalmente do século XIX, as explicações bíblicas dão lugar a argumentos “científicos”. Os “pesquisadores associavam os traços físicos de cada “raça” a atributos morais para tentar eliminar características indesejáveis. Um deles foi o conde francês Joseph Arthur de Gobineau que em 1855 concluiu “brilhantemente” causa a decadência dos povos e que os alemães era uma “raça” superior as outras. Um de seus discípulos foi o médico brasileiro, Raimundo Nina Rodrigues, para quem os rituais do Candomblé era uma patologia dos negros.
Apesar de essa teoria ter caído em total descrédito no século XX, o tipo de descriminação que elas pregavam permanece vivo em muitas pessoas, pois é uma ideologia que se reproduz facilmente e que está sempre ligado a dominação de um grupo sobre o outro.
Além de qualquer aspecto psicológicos, o racismo tem motivos bastante práticos. Na verdade ele é um sistema de levar vantagens sobre outras pessoas e manter privilégios.
O Brasil Racista (?)
O nosso país me parece ser muito racista, embora o racismo por aqui tenha adquirido outras facetas, é racista. Por que a canção de ninar: “Boi, boi, boi... Boi da cara Preta” por que o Boi tem que ser da “cara preta”? Por que o cabelo crespo do negro tem que ser chamado de cabelo “ruim”? Estes são exemplos de o quanto está incorporado o racismo entre nós que atitudes aparentemente pequenas não nos incomodam.
Demoramos em perceber o racismo no Brasil por que durante bastante tempo acreditou-se no mito da “Democracia Racial”.
Cronistas do século XIX chegaram a dizer que por aqui a escravidão era mais branda do que o trabalho assalariado na Inglaterra. Da mesma forma, o índio brasileiro não teria sido conquistado, nem derrotado, mas sim “incorporado” a nação. A idéia ganhou força nos anos 30 do século passado, inspirada pela obra de Gilberto Freire, para quem não havia no Brasil distinções rígidas entre brancos e negros e a discriminação era “apenas” social, feita aos pobres.
O mito começou a cair no final dos anos 60, quando se descobriu que o Brasil não só tinha preconceito em relação aos pobres - o que em si já é terrível – como a descriminação era especialmente dirigida aos negros, pardos e índios.
Os dados sociais mais recentes mostram a força das diferenças raciais no Brasil. Mesmo quando se comparam pessoas da mesma região, sexo, idade e educação os negros têm enorme desvantagens no mercado de trabalho.
Mesmo quando existem dados favoráveis como, por exemplo, o aumento do nível de ensino na população brasileira, a distância entre negros e brancos permanece constante. Outro mito cai por terra, quando você observa os estudos recentes. Dizia-se que a pobreza dos negros é apenas um resquício da escravidão. É verdade que o passado de servidão forçada colocou a maioria dos negros em uma classe social mais baixa, mas desde então houve tempo suficiente para que tal diferença diminuísse e isto não acontece por que os negros não têm a mesma oportunidade que os brancos.
Uma pergunta pode ser feita. Se o racismo é tão forte por que a imagem de que éramos um paraíso racial durou tanto tempo?
Existem vários motivos...
Mas este é assunto para o próximo artigo...
* Presidente Associação Brasil Angola (AABA); Diretor do Centro Cultural Africano (CCA); Coordenador do Congresso Nacional de Capoeira (CNC)
Posted by Sandino at 08:52 PM | Comments (0)