« | Main | 1984 - Despedida de Socrates no Corinthians »
outubro 22, 2011
20 anos de Nevermind
Nevermind foi o segundo álbum em estúdio do Nirvana (lançado logo depois de “Bleach”) e teve uma enorme repercussão, com aclamação da crítica e sucesso de público, acabando por tornar-se responsável pela alteração dos rumos da história de Kurt Cobain, Krist Novoselic, David Grohl, além de diversas bandas de Seattle
Smells Like Teen Spirit
Kurt Cobain, assumiu em entrevista que essa música fora inspirada nos Pixies. “Quando ouvi Pixies pela primeira vez, fiquei de tal maneira ligado àquela banda que devia ter pertencido a ela – ou ao menos uma banda cover. Nós usamos o sentido de dinâmica deles, sendo leve e calmo e depois alto e pesado.”(Kurt Cobain, Rolling Stones 1994)
Quando Kurt apresentou a primeira versão para a banda ninguém se empolgou muito e durante o ensaio do refrão Krist chegou com uma sugestão primordial: “E se nós diminuíssemos o ritmo um pouco neste trecho?”. Dave (Grohl) introduziu uma batida diferente”. Como resultado, “Smells Like Teen Spirit” virou a única música do álbum “Nevermind” criada no estúdio, com autoria dividida entre todos os três integrantes do Nirvana.
Endless, Nameless
É a faixa escondida de Nevermind, que se inicia mais ou menos dez minutos após o final de “Something in the Way”. Por um erro industrial, a primeira prensagem do álbum não continha a faixa – um emaranhado de riffs desconexos, microfonia e urros de Cobain, registradas na base do improviso durante as sessões de gravação de “Lithium”. Infelizmente a versão brasileira do CD de Nevermind não traz vestígios de “Endless, Nameless”.
30 milhões de cópias
O álbum do Nirvana abriu as portas da indústria para a cena indie, graças ao disco, as grandes gravadoras trouxeram para tona uma série de bandas que estavam condenadas ao circuito alternativo, como Flaming Lips, Smashing Pumpkins, Radiohead e Pearl Jam.
Festa de Lançamento
Para a festa de lançamento de “Nevermind”, escolheram uma famosa casa de show em Seatle, a Re-Bar. A Festa aconteceu numa sexta feira 13, 11 dias antes do lançamento oficial do álbum que derrubaria as barreiras do Alternativo e do Comercial. Dizem que Kurt Cobain nessa festa, comentou que com o Nevermind ele seria mais famoso que o Axl Rose (que era “o cara” na época) e muita gente achou graça. Nessa mesma festa houve uma guerra de comida de proporções caóticas e a farra terminou quando um segurança tirou o Nirvana de lá, sem saber que o Nirvana era o Nirvana.
E para finalizar, uma versão de “Smells Like Teen Spirit” (claro!) tocada pela Ukulele Orchestra. Um Brinde aos 20 anos de Nevermind!
Fontes: Wikipedia, PopLoad, G1, Veja, Pipoca Moderna,Rolling Stone e Território da Música.
Posted by Sandino at outubro 22, 2011 04:33 PM